A Prefeitura de Goiânia pretende empenhar todas as emendas impositivas dos vereadores referentes a 2026 até o mês de julho, segundo a secretária de Governo, Sabrina Garcez. O empenho é o ato administrativo que separa o dinheiro no orçamento para determinada finalidade, garantindo que o recurso exista. O cumprimento das emendas é uma das principais demandas dos parlamentares, que defendem a execução dos recursos antes do período eleitoral de 2026.

Conforme Garcez, a meta foi firmada pelo prefeito Sandro Mabel (UB). “O compromisso é empenhar todas as emendas impositivas até julho do próximo ano. Neste ano, em razão de mudanças na legislação e na estrutura da prefeitura, os pagamentos começaram efetivamente a partir de agosto”, afirmou ao Jornal Opção.

A titular da Secretaria Municipal de Governo (Segov) também pontuou que o pagamento dependerá do calendário fiscal do município. “Após o fechamento e a reabertura do orçamento, o cronograma deve começar entre fevereiro e março. Nem sempre o pagamento é feito de uma única vez, pois emendas de maior valor podem ser parceladas, mas o empenho de todas elas estará garantido até julho”, acrescentou.

Garcez também ressaltou que, neste ano, a Prefeitura de Goiânia e suas secretarias intensificaram o diálogo com os vereadores para direcionar recursos ao Executivo. No ano passado, o Jornal Opção mostrou que a maioria das emendas impositivas foi destinada a associações e entidades filantrópicas. Para 2026, o plano é reverter esse cenário.

“Havia uma desconfiança dos vereadores em relação à execução das emendas na gestão anterior”, ressaltou Garcez, que era vereadora durante a gestão do ex-prefeito Rogério Cruz (SD). “Muitos destinaram recursos ao município e não tiveram as emendas executadas, o que levou a um redirecionamento para organizações sociais. O prefeito tem dialogado para que voltem a destinar emendas diretamente à prefeitura, principalmente para reformas de unidades de saúde, escolas e outras estruturas públicas”, explicou.

Por exemplo, a secretária explicou que a estratégia foi apresentar um “cardápio de prioridades” aos vereadores. “As secretarias apresentaram exatamente o que cada unidade precisa, o que facilita a destinação das emendas e acelera a execução”, afirmou. Nesse contexto, o titular da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Luiz Alberto Bites, esteve na Câmara em outubro para apresentar essas demandas aos vereadores.

Obras cidadãs

A titular da Segov também informou que o programa Obras Cidadãs deve começar apenas em 2026. “A vontade do prefeito era iniciar as obras ainda em outubro, mas houve cuidado com o processo burocrático e com a forma de contratação, inclusive em diálogo com o Tribunal de Contas. O secretário de Infraestrutura está finalizando o modelo de contratação, e a expectativa é começar o ano já executando essas obras”, afirmou.

Garcez ressaltou que o programa permite que cada vereador indique até R$ 70 mil por mês para obras de reforma. “A ideia é atender demandas pontuais dos bairros, indicadas pelos vereadores, com intervenções rápidas e de impacto direto para a população”, explicou.

Leia também: Prefeitura Goiânia amplia regras e inicia regularização dos táxis com medidas especiais