COMPARTILHAR

A Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic) está preparando uma série de modernizações que integrarão tecnologia e inteligência artificial aos processos de planejamento urbano, licenciamento e organização de eventos. Entre as iniciativas está a informatização dos sistemas de uso do solo. Fora a criação de um portal individualizado no site da Prefeitura de Goiânia, voltado a cidadãos e empresários locais.

Segundo o titular da Sefic, Fernando Peternela, em entrevista exclusiva ao Jornal Opção, um dos principais avanços será a informatização completa do sistema de uso do solo. Ele explica que, até o momento, a Prefeitura de Goiânia operava com cinco sistemas distintos, que não se comunicavam, dificultando a análise de projetos e autorizações. “A partir do próximo mês, o uso do solo estará totalmente digitalizado e integrado, com inteligência artificial, permitindo análises e aprovações em segundos”, destacou.

O sistema de uso do solo, segundo o secretário, será a “mola mestra” de todos os processos, definindo altura máxima, recuos e diretrizes para construção. A aprovação de projetos será automatizada com base nesses parâmetros, proporcionando mais rapidez e segurança jurídica. “A aprovação de projetos será automatizada com base nos parâmetros do uso do solo, garantindo mais rapidez, transparência e segurança jurídica para cidadãos e investidores”, reforçou Peternela.

O processo de modernização também inclui a criação de um sistema unificado de licenciamento e eventos, centralizando todos os processos em uma única plataforma. “Solicitar a autorização para um evento será totalmente online, com encaminhamento automático às secretarias responsáveis – Amma (Agência Municipal de Meio Ambiente), Sefic, SET (Secretária de Engenharia de Trânsito) e Semel (Secretaria de Esporte e Lazer) – agilizando a tramitação e evitando deslocamentos desnecessários”, explicou.

Outra novidade será o portal individualizado, que permitirá que cidadãos e empresas consultem todos os seus imóveis, licenças e autorizações em um único local, com perfis personalizados e distintos. “Também será possível registrar e acompanhar denúncias diretamente pela plataforma, integrando serviços de licenciamento e fiscalização”, disse o titular da Sefic.

Ambulantes

A Sefic também prepara seminários e cartilhas voltados a ambulantes e comerciantes eventuais, com instruções detalhadas sobre licenças, regras e procedimentos, especialmente para aqueles que atuam em eventos. Futuramente, os trabalhadores poderão acessar informações e fazer solicitações diretamente pelo sistema online da Prefeitura.

“Ainda vamos realizar seminários para ambulantes e comerciantes eventuais, explicando passo a passo como obter licenças, quais regras devem seguir e o que é permitido ou não. Além disso, vamos distribuir uma cartilha prática para facilitar o entendimento”, afirmou Peternela.

Leia também: Goiânia incentiva regularização de ambulantes com seminário e cartilhas

“Facada, pedrada, tijolada, tem quase todo dia nesses mocós”, diz secretário sobre necessidade de demolições em Goiânia