O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo (PRD), voltou a criticar a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) e o secretário Tarcísio Abreu. Na sessão desta terça-feira, 2, ele citou como exemplo um radar sem sinalização instalado na Avenida Hailé Pinheiro, no Jardim Atlântico. Além de garantir que assinaria um requerimento para que a pasta informe à Casa a situação de regularidade de todos os radares em funcionamento no município.

“Acho que o secretário passa muito pouco tempo em Goiânia. Ele tem dedicado bastante tempo a cursos fora, e talvez por isso não esteja prestando atenção na sinalização da cidade. Por coincidência, observei uma rua que, inclusive, eu mesmo nomeei, a Avenida Hailé Pinheiro, com sinalização escondida, o que é uma infração ao Código de Trânsito. O fotosensor está aplicando multas sem a presença da placa R-19 no equipamento, o que é obrigatório. Eu poderia mostrar outros setores com problemas semelhantes, mas vou fazer isso um por dia. Tenho muitos exemplos para apresentar”, disse o presidente, após apresentar uma foto da sinalização presente na via.

Durante a sessão, o vereador Coronel Urzêda (PL) solicitou o apoio do presidente para a elaboração de um requerimento direcionado à Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET). O parlamentar deseja obter informações sobre quais radares não estão devidamente sinalizados e quais possuem certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Em resposta, Policarpo endossou o pedido do colega e sugeriu assinar o documento em conjunto. “Se o requerimento for elaborado por escrito, amanhã (quinta-feira) o aprovaremos, e faço questão de assiná-lo junto com Vossa Excelência e os demais pares que também assinarem”, respondeu o líder do Legislativo.

A situação entre os vereadores e o titular da SET também deve ser abordada na reunião da tarde desta quarta-feira, 2, entre os parlamentares e o prefeito Sandro Mabel (UB). Além de tratar de novos projetos que serão enviados ao Legislativo, o encontro também discutirá os atritos envolvendo membros do secretariado.

Ao mesmo tempo, a vereadora Aava Santiago (PSDB) apresentou uma proposta que determina que o Portal da Transparência da Prefeitura divulgue, trimestralmente, informações detalhadas sobre as infrações de trânsito. Os dados devem incluir o total de infrações registradas, os valores arrecadados por tipo de infração e a destinação desses recursos, como investimentos em sinalização, campanhas educativas e o custeio dos órgãos gestores do trânsito.

Anteriormente, a vereadora Kátia Maria (PT) destacou uma denúncia encaminhada ao Ministério Público de Contas e ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) sobre a instalação de radares sem a devida sinalização. Segundo ela, a denúncia está em processo de apuração.