O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo (PRD) apresentou nesta terça-feira, 16, um projeto que propõe homenagear Maria Xavier Caiado, mãe do governador Ronaldo Caiado (PRD). A proposta prevê dar o nome dela à rua em frente ao Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (CORA). A via, atualmente sem nome, fica localizada entre a BR-153 e a Rua Dona Todica, no bairro Fazenda Retiro.

Segundo o projeto, a via passaria a se chamar “Rua Maria Xavier Caiado”, em homenagem à matriarca. O texto destaca sua dedicação, solidariedade e influência ética e moral, ressaltando a memória dela como parte da história política e social de Goiás, especialmente por sua ligação com o atual governador.

“Maria Xavier Caiado destacou-se como matriarca de uma tradicional família goiana, reconhecida por seus valores de dedicação, solidariedade e compromisso com o bem comum. Foi exemplo de mulher à frente de seu tempo, que, com firmeza e sensibilidade, contribuiu para a formação de gerações, transmitindo princípios éticos e morais que influenciaram não apenas o seio familiar, mas também a sociedade goiana”, justifica o texto.

A proposta também considera que a homenagem é uma forma de valorizar a contribuição de mulheres que desempenharam papel dentro de suas famílias. “É também valorizar a memória de mulheres que, muitas vezes de forma silenciosa, desempenharam papel fundamental na construção de nossa identidade e no fortalecimento das instituições familiares e comunitárias”, afirmou.

Com projeto segue em tramitação na Câmara de Goiânia, o CORA será inaugurado oficialmente na próxima semana, dia 25 de setembro. No momento, o local está fase de pré-operação desde junho, com atendimento oncológico inicial para crianças e adolescentes.