COMPARTILHAR

A terceirização dos parques de Goiânia foi anunciada pelo prefeito Sandro Mabel (União) nesta terça-feira, 19, durante inauguração da nova fonte do Parque Vaca Brava. Ele defendeu que uma parceria com a iniciativa privada vai garantir a manutenção desses espaços, por exemplo para banheiros, fontes e água. Segundo ele, serão abertos editais para a concessão nos próximos meses. “Uma empresa que possa explorar o parque de alguma forma, mas que possa manter ele mais bonito, com o banheiro funcionando. Coisas que a administração pública acaba não conseguindo fazer”, afirmou.

“O problema do banheiro não é construir o banheiro, o problema é fazer manutenção. Isso aí para fazer uma manutenção em um banheiro desse, numa praça, durante pelo menos 14 horas por dia, é muito caro. Então, nós não damos conta de organizar isso. Falta papel de higiênico, falta sabonete… Não temos competência para fazer isso. Precisamos passar isso aqui, realmente, para a iniciativa privada”, disse em entrevista coletiva.

De acordo com a Lei Orgânica nº 10.383, de 2019, Parques Naturais Urbanos da capital podem ser adotados por particulares ou instituições. Assim, o município pode permitir que empresas privadas estabeleçam parcerias, desde que previstas em termos de cooperação e em colaboração com órgãos públicos e a comunidade. Mesmo assim, segundo a legislação, o acesso aos parques deve ser livre, sem nenhuma cobrança de taxa para entrada.

Segundo Mabel, a empresa selecionada poderá explorar o parque economicamente, com publicidade ou comercialmente: “não vai atrapalhar nada o parque e, ao mesmo tempo, vai deixá-lo muito mais bonito”. Ele justificou que problemas com licitações e o alto custo da manutenção do parque impedem que a administração pública consiga arcar com essa responsabilidade. 

“É entregar para pessoas que possam nos ajudar a tomar conta. […] É uma atividade que não precisa ser feita pelo serviço público, pode ser terceirizada”, disse Mabel.

Inauguração da fonte

Foto: Alex Malheiros

O prefeito ainda inaugurou uma nova fonte no Parque Vaca Brava, no meio do lago, que segundo ele, estava sem funcionar há mais de 10 anos. O gerente dos parques, Eduardo Otto, informou que a fonte funciona para manter a oxigenação dos peixes e do próprio parque, além da limpeza da água. Por isso, o ciclo de bombeamento dura aproximadamente uma hora.

“O Parque Vaca Brava é um parque bonito, mas que ele estava muito judiado. Nós arrumamos todos os bancos, demos uma boa limpada nele. Agora, desde pouco tempo, nós iremos colocar também uma irrigação nesse parque, para ele ficar verdinho, mesmo na seca”, disse.

Leia também: Reunião debate regularização do Parque Água Branca e destaca impacto para Goiânia