Tradicional ponto do Setor Jaó, o Mercadinho Jaó preserva o charme do art déco e ganha nova vida com a ampliação e reforma de sua fachada. A atualização vai trazer adornos que ressaltam a identidade histórica do espaço e reforçam sua arquitetura icônica. Entre as novidades, destacam-se marquises decoradas com lisenas e uma torre com relógio funcional integrado.

Segundo Geraldo Alves, um dos sócios do Mercadinho Jaó, a reforma e ampliação do local traz à tona uma homenagem à história da cidade e à sua arquitetura típica. “Quando escolhemos o nome, pensamos em uma época em que Goiânia ainda estava se estruturando e não existiam shoppings, apenas mercados. Para fazer jus ao nome, optamos por um estilo que se conecta à nossa história e à arte de couro”, explicou ao Jornal Opção.

A nova fase do Mercadinho reforça ainda mais essa identidade. Segundo Alves, a reforma não apenas amplia o espaço, mas também caracteriza de maneira mais evidente o estilo arquitetônico que já vinha sendo trabalhado desde os anos 2000. O plano é dar continuidade ao estilo arquitetônico e deixar bem caracterizado.

Torre que receberá relógio no Mercadinho Jaó | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

Além da coerência histórica, a escolha pelo estilo de arte de couro reflete uma afinidade pessoal dos próprios sócios com a estética da art déco. “Esse estilo nos representa, assim como representa a história da cidade. Foi uma forma de integrar o projeto à identidade de Goiânia”, destacou o empresário.

Com a reforma na fachada, o espaço receberá uma decoração com lisenas – elementos arquitetônicos verticais, estreitos e geralmente salientes. Elas não têm função estrutural, ou seja, não sustentam peso, mas ajudam a dividir a superfície, criar efeitos de luz e sombra e reforçar o estilo arquitetônico do edifício.

Entre os detalhes, o local contará ainda com uma torre que integrará um relógio funcional. A previsão é que as obras sejam concluídas até o final do ano, em cerca de dois a três meses.

Maquete digital da reforma da fachada do Mercadinho Jaó | Foto: Arquivo pessoal

Leia também: CCJ da Câmara aprova parecer que confere a Goiânia título de ‘Capital Nacional do Art Déco’

Festival marca 100 anos do estilo Art Déco e reacende debate sobre preservação em Goiânia