No próximo sábado, 20, Goiânia se prepara para o Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), a maior mobilização do mundo voltada para a conscientização ambiental. A cidade vai integrar o movimento ao lado de mais de 190 países, com uma programação que inclui mutirões de limpeza, educação ambiental, coleta seletiva, compostagem e um Drive Thru Lixo Zero para recebimento de materiais recicláveis.

Na capital, o evento é organizado pelo Coletivo Ideias. Segundo Thâmara Larissa, coordenadora ambiental do grupo, o evento vai além da coleta de resíduos.

“Serão vários coletivos ambientais, vai ter o foco caridoso também com a causa animal. Pensamos em valorizar o artesanato, os indígenas, as comunidades tradicionais. Teremos também agroecologia, música, poesia e arte, para que todos os grupos sejam representados dentro do Dia Mundial da Limpeza”, explicou a coordenadora ao Jornal Opção.

O público poderá acompanhar apresentações culturais, doações de mudas e pets, feiras ecológicas, exposições de arte produzidas a partir de materiais recicláveis e palestras sobre educação ambiental. O objetivo é conscientizar a população sobre o impacto do lixo no meio ambiente e incentivar práticas sustentáveis. 

Serão aceitos no Drive Thru papel, papelão, plásticos, vidros, metais, óleo de cozinha usado e eletrônicos, como celulares, computadores, cabos, pilhas, baterias e eletrodomésticos em geral.

Thâmara destacou ainda a importância do engajamento da comunidade: “É um chamamento para o pessoal realmente levar os recicláveis, divulgar para o vizinho, divulgar para todo mundo. Ano passado ficamos em segundo lugar, tanto em quantitativos de pessoas quanto em recicláveis arrecadados e divulgação. Nossa meta este ano é ser o primeiro do Brasil, queremos superar e fazer o maior Dia Mundial da Limpeza do país”, projetou.

Todo material arrecadado será destinado a duas cooperativas locais. Em campanhas anteriores, cerca de uma tonelada de resíduos já foi arrecadada, e a expectativa é superar esse volume em 2025.

Leia também: Extração de gás, tratamento de chorume e lixo zero: veja propostas de Mabel para aterro sanitário