Defesa Civil emite alerta e pede que moradores de Goiânia evitem sair sob chuva intensa

24 setembro 2025 às 13h31

COMPARTILHAR
*Colaboração de Gustavo Soares
Após um começo de semana marcado por fortes chuvas que causaram transtornos em Goiânia, as autoridades locais reforçam o alerta para a possibilidade de novos temporais intensos e pedem cautela à população. A Defesa Civil Estadual, em parceria com outras secretarias, trabalha em integração com órgãos municipais para monitorar as condições climáticas da capital em tempo real e agir rapidamente em caso de riscos.
Segundo o capitão Jonathan Alves Soares, chefe da Sessão de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Goiás, a capital conta com um sistema de vigilância contínua por meio de pluviômetros espalhados por diversos pontos da cidade. “Em locais críticos, como a Marginal Botafogo, temos sensores que indicam o aumento do nível da água. Quando esses índices atingem o ponto de risco, já procedemos com interdições preventivas para proteger a população”, destacou em entrevista ao Jornal Opção.
“O que a Defesa Civil faz aqui em Goiânia é um trabalho preventivo e estratégico. Assim que recebemos alertas de outros órgãos, repassamos imediatamente para as equipes municipais, que já sabem exatamente onde atuar. Temos uma integração muito forte com a prefeitura da capital para que as respostas sejam rápidas e eficazes”, afirma o capitão.
Segundo o gerente do Centro de Informações Hidrológicas, Meteorológicas e Geológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, Goiânia está entre os mais de 120 municípios do estado sob risco potencial de tempestades. “Ontem, registramos chuvas que ultrapassaram a média mensal esperada para setembro em poucas horas. Isso demonstra a intensidade e concentração dos eventos climáticos que enfrentamos”, explicou.
Amorim reforça ainda a necessidade de a população adotar comportamentos seguros: “Quando o céu escurece e as nuvens ficam muito densas, o ideal é que as pessoas permaneçam em local seguro, evitando tentar se deslocar, principalmente em áreas alagadas. Muitos acidentes acontecem por desrespeitar esses sinais”.
Ao mesmo tempo, Soares também faz um apelo para que os moradores não saiam de cada durante chuvas mais pesadas. “As pessoas precisam entender que não é hora de enfrentar as ruas, principalmente quando a água já começa a invadir as vias. Ontem, tivemos casos de motoristas tentando passar por trechos alagados com a água quase na metade do carro, o que é extremamente perigoso. A recomendação é clara: se estiver em local seguro, espere a tempestade passar. Avançar nessas condições pode custar vidas”, orientou.
Diante desse cenário, as recomendações para os moradores de Goiânia são para evitar sair durante chuvas fortes, não atravesse ruas alagadas e ficar atento a alertas emitidos pela Defesa Civil por SMS ou pelas redes sociais oficiais. Em casos de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil pelo 199.
Leia também: Após fortes chuvas, Marginal Botafogo e Avenida Vera Cruz seguem interditadas em Goiânia