“Conversando com todas as forças políticas”: Delúbio Soares articula para deputado em 2026

07 outubro 2025 às 15h00

COMPARTILHAR
O ex-tesoureiro nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) e uma das principais lideranças petistas, Delúbio Soares, visitou nesta terça-feira, 7, a Câmara Municipal de Goiânia. Durante a visita, ele confirmou que iniciou articulações políticas voltadas às eleições de 2026. Além de participar da montagem das chapas petistas, Soares também se prepara para disputar uma vaga de deputado federal no próximo pleito.
“Aqui em Goiás, estamos conversando com todas as forças políticas para definir a melhor composição da chapa majoritária para governador e senador. Nosso objetivo é montar uma chapa forte, ampliar a bancada de deputados federais e permitir que o próximo governo Lula tenha uma base mais sólida de apoio. A campanha eleitoral será decidida pelos partidos em junho e julho do ano que vem”, afirmou o ex-tesoureiro.
Segundo Soares, as movimentações políticas já estão em andamento, e o PT trabalha para consolidar uma chapa nacional. “A tendência é que o presidente Lula mantenha a chapa com Geraldo Alckmin. Também queremos ampliar a bancada da centro-esquerda, envolvendo não só o PT, mas também partidos aliados como PSB, PDT, parte do MDB e parte do PSD”, detalhou.
A condução das discussões em Goiás está sob responsabilidade da presidente estadual do PT, deputada federal Adriana Accorsi. “Quem organiza esse debate é a nossa presidente. Ela tem articulado com todas as forças políticas sobre o melhor caminho para o partido no Estado”, afirmou Soares.
O ex-tesoureiro também confirmou que articula uma possível candidatura a deputado federal, embora a decisão final dependa do partido. “Estou de férias da direção partidária, por decisão própria, e não participo das instâncias internas neste momento. Mas estou avaliando uma possível candidatura. Até lá, conversarei com amigos e lideranças para fortalecer a chapa e ampliar a bancada da nossa federação”, explicou.
Ele acrescentou que a candidatura teria um componente pessoal, em homenagem ao irmão Carlos Soares, falecido em janeiro do ano passado após lutar por mais de um ano contra leucemia. “Ele enfrentou um grave problema de saúde e, nas eleições de 2016 e 2020, já não tinha condições de ir às ruas. Minha possível candidatura é também uma forma de dar continuidade ao trabalho que ele sonhava realizar”, disse.
Prioridades e bandeiras
Entre as principais bandeiras que pretende defender, caso seja eleito, Soares destacou ao Jornal Opção a expansão dos programas federais de habitação e mobilidade urbana, além de projetos estruturantes de integração nacional, como a federalização da educação. “Sou um candidato para ajudar o presidente Lula a governar o Brasil. Quero ampliar o programa de governo de 2022 a 2026 e construir um novo para 2027 a 2030”, afirmou.
Um dos projetos que pretende apresentar é a criação de trens de alta velocidade interligando grandes cidades e a expansão do metrô nas capitais, incluindo Goiânia. “Precisamos de trens de alta velocidade conectando cidades com mais de 200 mil habitantes. Também é essencial ampliar o metrô nas capitais. Goiânia, por exemplo, ainda não tem metrô, e isso é fundamental para melhorar o trânsito”, argumentou.
Na área da habitação, Soares defende o aperfeiçoamento do programa Minha Casa, Minha Vida, com foco também nas famílias de renda média. “É fundamental que nenhuma mãe pague aluguel. O governo deve criar condições de financiar uma casa pelo mesmo valor do aluguel. Quem ganha R$ 10 mil e paga R$ 3 mil de aluguel consome 30% da renda. Precisamos mudar isso”, concluiu.
Visitas
Soares esteve na Casa também para convidar alguns vereadores para a sua festa de aniversário de 70 anos, que será realizada no dia 19 de outubro. Ele esteve na Câmara várias vezes neste ano, mas foi a primeira vez que esteve em plenário durante uma sessão. Outros políticos também visitaram o local recentemente de olho nas próximas eleições, incluindo o ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL) e o ex-governador Marconi Perillo (PSDB).
Leia também:
Delúbio Soares articula como profissional para obter uma vaga na Câmara dos Deputados