Cine Ritz denuncia vandalismo e questiona fechamento do trânsito da Rua 8 em Goiânia
01 setembro 2025 às 12h25

COMPARTILHAR
O tradicional Cine Ritz, localizado na Rua 8, no Centro de Goiânia, denunciou ser alvo de vandalismo. Em publicação nas redes sociais neste domingo, 31, o local mostrou fotos da fachada com pichações e vidros quebrados. O cinema também criticou o fechamento da via, atribuindo a essa medida os problemas enfrentados.
“Hoje, o cinema amanheceu quebrado, pichado. Num ato de vandalismo e crime que não nos deixa com esperanças”, afirmou o local, por meio de publicação nas redes sociais. O cinema ainda criticou a decisão de fechar a Rua 8 para a circulação de veículos aos finais de semana para atividades culturais, como o projeto “Ocupa o Centro”: “Depois do fechamento da rua para festas e badernas, o público do Cine Ritz deixou de ir ao cinema”.

Segundo o local, a mudança causou “bagunça, barulho excessivo, falta de segurança e estacionamento”. “Um espaço que era para família e crianças, numa ação promovida pelos próprios órgãos que deveriam cuidar do nosso público e população, estão promovendo um fechamento sistemático de um espaço tão rico em arte, cultura e diversão: o nosso Cine Ritz”, criticou.
“Não nos consultaram sobre esse fechamento. Somos a favor sempre de cultura e arte nesse espaço tão importante: o centro. Desde que seja respeitoso com todos os espaços ali existentes. Somos totalmente contra esse fechamento da rua 8, deixando o cinema refém da bagunça e do barulho, e desse desrespeito generalizado que estão promovendo. Não queremos nosso público, chorando com crianças querendo ver filmes, e não podendo devido ao barulho de música estridente”, disse o Cine Ritz por meio das redes sociais.
Em resposta às críticas, a idealizadora do “Ocupa o Centro’, a vereadora Aava Santiago (PSDB) respondeu a publicação. Ela lamentou a situação ocorrida no cinema e defendeu caminhos para proteger o local e o funcionamento. “Como autora da lei, moradora e apaixonada pelo Centro, me comprometo a buscar alternativas imediatamente para que os efeitos da lei alcancem o cine Ritz, sejam aprimorados e todos os ajustes sejam feitos”, afirmou.
A parlamentar também citou que retomar a movimentação das ruas no Setor Central também é importante para o bairro e o cinema. “(…) De 2021 pra cá, a Rua 8 estava praticamente deserta, o que já resultou em diversas queixas e clamores do Cine Ritz, inclusive por público (e é também por isso que precisamos de pessoas frequentando esses espaços públicos). Sabemos também que antes da lei entrar em prática, a rua já vinha sendo tomada pelas pessoas, só que sem nenhum olhar do poder público para a segurança e organização do espaço”, comentou a vereadora.
A parlamentar também ressaltou que foi o terceiro final de semana que a lei do “Ocupa o Centro” está em pratica, mas que os problemas anteriores já ocorrem há muito tempo. Por esse motivo, ela deseja colocar a região central de Goiânia no debate público. A vereadora também terá reunião com a direção do Cine Ritz e com comerciantes locais nesta segunda-feira.
Leia também: Vereadora defende avanços no Viva o Centro e cobra Prefeitura por melhorias na Rua do Lazer
