Atleta tem mal súbito e morre durante maratona em Goiânia
29 setembro 2025 às 09h20

COMPARTILHAR
Um atleta de 59 anos morreu enquanto participava da 7ª Edição da Meia Maratona Internacional de Goiás, neste domingo, 28. A vítima, identificada como Paulo César Ferreira da Silva, sofreu um mal súbito nas proximidades da linha de chegada, atrás do Paço Municipal de Goiânia, no Setor Park Lozandes.
Segundo Luís Pérsico, organizador do evento, em entrevista ao Jornal Opção, a vítima foi socorrida no local por Unidades de Terapia Intensiva (UTI) móveis, ainda com vida, e encaminhada ao Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), onde não resistiu e morreu. A organização afirma que presta assistência à família de Paulo César. “Nós estamos dando toda a assistência necessária, acionamos o seguro e estamos em contato com os familiares.”
O percurso de 21 quilômetros contou com mais de 4 mil participantes inscritos nas quatro fases do evento.
A corrida foi autorizada pela permissão nº 30/2025 da Confederação Brasileira de Atletismo. Segundo Genivaldo Caixeta, presidente da Federação Goiana de Atletismo, à reportagem, estiveram presentes pela associação um delegado técnico, um oficial de controle de doping e oito árbitros. “Os atletas foram submetidos a exame antidoping, houve todo um controle rigoroso”, disse.
Confira a nota do evento na íntegra:
É com profundo pesar que a organização da 7ª Meia Maratona Internacional de Goiás comunica o falecimento de um atleta participante, ocorrido neste domingo, 28 de setembro de 2025, durante o percurso de 21 km.
O corredor de 59 anos, sofreu um mal súbito durante a prova, e imediatamente recebeu todo o atendimento necessário no local, sendo prontamente assistido pelas equipes médicas presentes, e encaminhado ao hospital HUGO, onde fora atendido pelas equipes médicas do hospital. Ressaltamos que o evento contou com UTIs Móveis 100% equipadas, com estrutura de emergência de alta complexidade. O atleta foi socorrido e encaminhado ao hospital mais próximo, mas infelizmente veio a óbito.
A Meia Maratona Internacional de Goiás é um evento homologado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com o permit n° 30/2025, realizada com todas as autorizações legais, seguro específico para a prova e dentro dos parâmetros de segurança exigidos para competições oficiais. Todo o percurso contou com pontos de hidratação a cada 2km, e em todo percurso foram posicionados staffs de controle de percurso, assistência e pontos críticos.
Reiteramos que todas as medidas de prevenção e socorro foram tomadas. No entanto, conforme estabelece o regulamento oficial — em consonância com todas as provas de corrida de rua do Brasil e do mundo — cada atleta é responsável por sua aptidão física e condições de saúde no momento da inscrição e de sua participação.
Neste momento de dor, prestamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos do participante, solidarizando-nos profundamente com sua perda.
A organização se une ao luto e reafirma o compromisso de sempre oferecer aos participantes um evento seguro, respeitoso e digno, preservando a memória de todos aqueles que acreditam no esporte como fonte de vida e superação.
Leia também: Sem ambulâncias e com trânsito livre, corridas de rua clandestinas geram preocupação para Federação de Atletismo
