Amma amplia ações para reforçar exigência de árvores em calçadas de Goiânia
16 fevereiro 2026 às 10h33

COMPARTILHAR
A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) vai ampliar as ações para garantir o cumprimento da regra que obriga o plantio de ao menos uma árvore em frente a cada residência de Goiânia. A estratégia começa com o reforço das campanhas educativas e da distribuição de mudas. No entanto, a possibilidade de fiscalização futura para assegurar o que prevê o Código de Arborização não está descartada.
Segundo a presidente da Amma, Zilma Peixoto, a exigência não é facultativa. “Essa questão de que em toda residência, toda calçada tem que ter uma espécie arbórea na frente da casa não é um desejo do cidadão, isso é lei. Toda pessoa tem que plantar uma espécie arbórea na sua calçada”, afirmou. A medida está prevista no artigo 17 do Código de Arborização, lei complementar ao Plano Diretor, em vigor desde 2023.
No entanto, antes de aplicar a fiscalização, a estratégia será ampliar a conscientização. A Amma reconhece que a legislação ainda não é amplamente conhecida pela população. “O cidadão comum não está lendo legislação todo dia. Cabe a nós, Poder Público, se a gente quer que um dispositivo legal traga resultados, fazer um processo de comunicação e educação”, destacou.
Como parte das ações, o programa Goiânia Mais Verde continuará oferecendo apoio técnico e plantio gratuito mediante solicitação pelo aplicativo Goiânia 24 Horas. Segundo a Amma, técnicos vão até o local, definem a espécie adequada e realizam o plantio corretamente. “Você tem a obrigação de plantar e eu posso ajudar. A Amma vai lá, escolhe a espécie e faz o plantio na calçada”, explicou.
Paralelamente às ações educativas, em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Transformação Digital (SIT), está sendo desenvolvido um sistema de georreferenciamento para mapear calçadas sem arborização, o que poderá subsidiar notificações futuras. “Não dá para ir rua por rua, por isso vamos usar a tecnologia a nosso favor para fazer esse inventário arbóreo”, concluiu Peixoto.
Leia também: Goiânia deve receber cinco parques novos; um será perto de shopping na Região Norte

