O secretário de Finanças, Vinícius Henrique, depõe amanhã, 27, às 14h, na Câmara Municipal de Goiânia. Conforme noticiado pelo Jornal Opção na última semana, a mudança ocorreu porque ele estaria em Brasília participando de evento da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF), no qual é vice-presidente. O presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Economia da Casa, vereador Léo José (Republicanos), falou que os parlamentares não aceitarão outra ausência. “Os vereadores foram eleitos pelo povo e nós estamos exercendo o direito que recebemos. Por isso, nós estamos aqui para fiscalizar todas as atribuições do Executivo e é isso que vamos fazer”, afirmou.

Caso o secretário não apareça outra vez, Léo contou para o Jornal Opção que tomará medidas em relação a questões envolvendo as obras do BRT e o pagamento do Comdata. “Ele (Vinícius) já foi notificado e isso não é um convite, é uma convocação. Se ele não vier esclarecer essas inconsistências na Prefeitura de Goiânia, nós podemos abrir imediatamente tomadas de conta sobre essas questões”, explicou o vereador.

Leia mais: Secretário de Finanças remarca depoimento na Câmara de Goiânia

Confira o ofício na íntegra:

A par de cumprimentá-lo, cordialmente, vimos pelo presente informar que o Secretário Municipal de Finanças (Sefin), da Prefeitura de Goiânia, Vinícius Henrique Pires Alves, foi eleito vice-presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF) na última quinta-feira, 15 de junho de 2023, em congresso nacional realizado em João Pessoa (PB).

O Congresso foi finalizado na última sexta-feira, 16 de junho de 2023, com a definição de agendas conjuntas, com os secretários de todo o país, sobre pautas de interesses dos municípios. Entre as principais, a Reforma Tributária que pode impactar na autonomia e no desenvolvimento de Goiânia.

Na oportunidade, ficou definida a participação em um encontro, em Brasília, no dia 20 de junho, sendo ele “Seminário Reforma Tributária”, promovido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

Posteriormente, no dia 21 de junho, será realizada a partir das 13h30, reunião com alguns gestores e profissionais da área tributária, sob o mesmo tema, com o objetivo de uma articulação nacional em defesa da autonomia financeira e de gestão do orçamento municipal.

Mediante o exposto acima, solicitamos que a reunião da Comissão de Finanças, Orçamento e Economia da Câmara Municipal de Goiânia, com a presença do titular deste órgão municipal, prevista para ser realizada na próxima quarta-feira, dia 21 de junho, às 14 horas, seja remarcada, tendo como sugestão de data o dia 23 de junho, próxima sexta-feira, em horário oportuno ao colegiado.

Ressaltamos que tal inconveniente de indisponibilidade de agenda se deu devido a eventos consecutivos, sendo eles a realização da ABRASF e o recebimento do documento de convocação 3/2023, protocolado nesta Secretaria na quarta-feira, dia 14 de junho – único documento de conhecimento do órgão de solicitação de comparecimento, uma vez que os Ofícios nºs 8 e 9, não foram direcionados à Sefin.