Torcedores do Goiás repudiam declaração de presidente sobre Goianão

17 janeiro 2023 às 12h44

COMPARTILHAR
Lamentando o resultado do clássico do último domingo, 15, quando o Goiás perdeu de virada para seu atual maior rival dentro de campo, o Atlético Goianiense, o presidente do Conselho Deliberativo do Goiás, Edminho Pinheiro, declarou que o Campeonato Goiano não é importante para o clube e, por isso, não é objetivo principal da temporada. “O Campeonato Goiano para o Goiás é um período de adaptação, experiências e treinamento para entrar no Brasileirão e nas copas que disputaremos de maneira forte”, disse, em entrevista concedida à Rádio Band News.
Mas será que é isso mesmo que pensam os torcedores esmeraldinos? Penso que a palavra do dirigente não passa de dor de cotovelo por ver, nos últimos quatro anos, o Dragão sendo campeão – sendo que em 2019, 2021 e 2022 as conquistas foram exatamente em cima do Verdão.
A pergunta que não quer calar é a seguinte: se ganhar títulos estaduais não está no radar do clube, em qual outro campeonato o Goiás tem esse objetivo? Talvez na Segunda Divisão, mas, para isso, precisa ser rebaixado. Quem sabe realmente seja essa a verdadeira finalidade, quando se monta times para a disputa da Série A que passam toda a competição flertando com a zona.
Mas o que pensam aqueles que pagam os ingressos, lotam estádios, compram carnês de sócios, dão lucros ao clube, até brigam por causa do seu time de coração e sonham com um título de expressão nacional? Mesmo sabendo que essa tarefa não é fácil, vibram mesmo com uma conquista do estadual, como um título relevante.
Fomos às ruas ouvir os torcedores esmeraldinos para saber se concordam ou não com a declaração do dirigente do Goiás Esporte Clube.
Kleyson da Silva Souza se diz torcedor fanático do Verdão e afirma que Edminho errou. “O presidente está equivocado. Se não ganhar o Goiano, vai ganhar o quê? O problema é que não tem reforço e ,infelizmente, pelo jeito, será mais um ano sem título”, argumenta. Também torcedor roxo do Goiás, Wesley Rodrigues de França se diz indignado com a fala do dirigente. “Se não tiver um time forte no Goianão, um time já preparado para ser campeão e trazer título para sua torcida, também não vai estar preparado para as outras competições. O Campeonato Goiano não é um treino. O nome já diz tudo, está em disputa um título e nós torcedores queremos todos”, disse.
Wesley lembra ainda uma mudança de regulamento para o próximo ano que acende mais um alerta sobre a declaração de Edminho. “Em 2024, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), irá classificar a Copa do Brasil por ranking e a Federação Goiana de Futebol (FGB) ficará somente com três vagas. Portanto, Edminho mostra que não tem conhecimento das novas regras ao fazer uma afirmação desse tipo”, destaca.
O dirigente do Goiás, ao pensar dessa forma, apequena o Verdão do Centro-Oeste, maior vencedor da história do Goianão, com 28 títulos. Talvez, num momento sem pensar, fez esta argumentação no calor da derrota, ao ver o seu maior rival conquistando mais um trunfo no duelo direto.
Grandes clubes brasileiros com certeza não pensam assim. Times como Flamengo e Palmeiras, que hoje são os melhores do Brasil, disputam seus estaduais com a mesma gana que um Mundial ou uma Libertadores, por exemplo. Quem sabe, seja este o motivo de o Goiás ainda não ter um título de maior expressão, por “pensar pequeno”.
E, ao contrário do que disse o dirigente, almejar ser Campeão Estadual não é diminuir o clube. É justamente fortalecer cada vez mais a imagem da equipe e granjear ainda mais torcedores. Os milhares de torcedores esmeraldinos esperam uma retratação por parte do dirigente Edminho.