COMPARTILHAR

A fase semifinal do Campeonato Goiano 2023 começará neste sábado, 11, com dois jogos. As partidas contarão com a participação do VAR Light para auxiliar os árbitros que estarão dentro de campo. Esta nova versão do VAR é diferente da tradicionalmente utilizada em competições nacionais e internacionais. A principal mudança está no custo bem menor.

Com menos recursos, essa versão pois possui somente quatro câmeras espalhadas pelo estádio. Dessa maneira, a tecnologia não é capaz, por exemplo, de traçar as linhas de impedimento, ficando exclusivamente para os árbitros de vídeo da central de imagens a definição se um atleta estará ou não impedido.

A tecnologia já havia sido implementada na 9ª rodada do Goianão, nas partidas entre Vila Nova x Inhumas e Goiás x Goianésia.

VAR Light

A ferramenta do VAR Light consiste na disponibilização de imagens para a equipe de arbitragem, através de uma aparelhagem mais enxuta. A captação das imagens é feita em tempo real por 4 a 8 câmeras (dependendo da estrutura da transmissão) espalhadas estrategicamente no campo de jogo.

Homologada pela FIFA, o VAR Light já atende outras modalidades esportivas, como o futsal, e será utilizada pela primeira vez no futebol profissional nas partidas do Campeonato Goiano.

Aparecidense x Atlético

Jogando em casa no estádio Aníbal Batista de Toledo, a Aparecidense abrirá a rodada deste sábado, 11, às 16h, contra o Atlético Goianiense que, segundo o técnico do Camaleão, Moacir Júnior, é o favorito. O time de Aparecida de Goiânia chega na semifinal como a zebra da competição e promete dar trabalho ao Dragão.

A Aparecidense já decidiu o Goianão em duas ocasiões, contra o Goiás, ficando como vice nas duas oportunidades, em 2015 e 2018. Moacir diz que a equipe vem preparada para surpreender o adversário e buscar sua terceira decisão.

O time de Campinas vem para a semifinal com o melhor ataque do campeonato, com 33 gols. Por outro lado, também tem a pior defesa da primeira fase, com 13 gols sofridos. Para o Atlético, a missão é de chegar a mais uma final e conquistar o 17ª título goiano.

Anápolis x Goiás

Na segunda semifinal, o Anápolis, sexto colocado na primeira fase, enfrentará o líder da competição, Goiás Esporte Clube, neste sábado às 18h, no estádio Jonas Duarte. O time anfitrião quer voltar aos tempos de glória dos anos 60, quando, graças às boas atuações da época, recebeu carinhosamente da sua torcida apelidos como Tricolor da Manchester, Time dos Carroceiros e o mais marcante Galo da Comarca, como é conhecido até hoje.

O clube anapolino já foi campeão goiano por duas vezes. O primeiro título, no entanto, foi conquistado em torneio atualmente não reconhecido pela Federação Goiana de Futebol (FGB). A primeira edição do Supercampeonato Goiano de Futebol ocorreu em 1948 e foi resumida a um jogo disputado entre Atlético (campeão goiano do ano anterior) e Anápolis, então União Operária (campeã do interior). A União Operária se sagrou campeã em pleno Estádio Olímpico Pedro Ludovico. Ao bater o Atlético por 3 a 2.

Em 1965, então, o Galo da Comarca venceu o Vila Nova em uma virada espetacular – também por 3 a 2 –, jogando em casa.

Em 2023, o Anápolis foi o único time que conseguiu tirar pontos do Verdão no estádio da Serrinha, com um empate sem gols. Contudo, o líder da primeira fase chega muito forte para mais uma semifinal e buscará chegar a mais uma disputa de taça, para ampliar a galeria que já conta com 28 títulos estaduais.

Os segundos jogos da fase semifinal acontecem no domingo, 19, às 16h e 18h. Atlético e Goiás decidirão em casa quem avançará até a final da competição.