Popó chora e anuncia aposentadoria: “Não quero mais saber de boxe”

07 outubro 2025 às 08h32

COMPARTILHAR
O tetracampeão mundial de boxe Acelino “Popó” Freitas, de 50 anos, anunciou nesta segunda-feira, 6, sua aposentadoria definitiva dos ringues, durante coletiva de imprensa do Fight Music Show 7 (FMS 7). O baiano, que passou por uma cirurgia na mão direita após a briga generalizada ocorrida no Spaten Fight Night, afirmou que o episódio foi “uma das piores humilhações” de sua carreira.
Você não tem ideia de como foi vergonhoso para mim. Passar pelo que eu passei naquele ringue, não pelo dinheiro — não preciso do dinheiro —, mas pela humilhação. Aquilo foi uma das piores da minha vida como lutador”, desabafou Popó, emocionado.
“A minha vergonha foi tão grande que hoje eu paro de lutar. Não quero mais saber de boxe.”
O anúncio aconteceu durante o evento que oficializou a luta entre Davi Brito e Sacha Bali, que substitui o combate que seria entre Popó e Diego Alemão. Chorando, o ex-campeão mundial explicou que a decisão foi tomada por respeito à própria história e à sua família.
“Foi muito vergonhoso tudo o que eu passei em cima do ringue. Eu nunca saí machucado de uma luta de boxe. Saí machucado porque o cara me agrediu fora da luta. Eu penduro as luvas. Tenho 50 anos, tenho netos, e não preciso mais me expor tanto assim”, afirmou.
Fim de um ciclo
Popó destacou que o episódio com Wanderlei Silva marcou o ponto final de uma trajetória de 35 anos dedicados ao boxe. Ele afirmou que quer preservar a saúde e se afastar do esporte de forma consciente.
Foram 35 anos tomando soco na cara. Saco de boxe a gente troca quando apanha demais, imagine a cabeça. Quero preservar minha saúde e não ser lembrado como alguém que ficou doente por causa do boxe. Tudo tem começo, meio e fim. E hoje chegou o fim de um ciclo.
Com um cartel de 42 vitórias em 44 lutas, sendo 34 por nocaute, Acelino Freitas foi campeão mundial por quatro vezes em duas categorias diferentes — super-pena e leve — e se tornou um dos maiores nomes da história do boxe brasileiro.
Reflexão e mensagem de paz
Durante o evento, Popó também fez um apelo aos lutadores presentes para que evitem cenas de violência fora das lutas, em referência à confusão no Spaten Fight Night.
Vamos selar a paz? Vamos ser diferentes hoje? Olha no olho do outro e mostra que você é forte, mas sem empurrar, sem faltar com respeito. Hoje a gente sela a paz no boxe brasileiro”, pediu o ex-campeão, sendo aplaudido pelo público.
Leia também: Recurso de Wanderlei Silva contra vitória de Popó é negado pelo CNB
Wanderlei Silva e Acelino ‘Popó’ receberam 180 dias de suspensão