Entre os dias 15 e 17 de agosto, Goiânia será palco do 33º Campeonato Goiano de Peteca. Realizado no Clube de Engenharia de Goiás, no Setor Sul, o torneio também selecionará os representantes goianos para o Campeonato Brasileiro de Peteca, que será realizado em novembro, na cidade de Montes Claros, em Minas Gerais.

Organizado pela Federação Goiana de Peteca (FEGOPE) com o apoio da Confederação Brasileira de Peteca (CBP) e do Clube de Engenharia de Goiás (CENG), o evento reunirá atletas de diversas regiões, incluindo Goiânia, Anápolis, Goianésia, Jataí, Rio Verde, São Simão, Quirinópolis, Goiatuba, Catalão, Itumbiara, além de representantes de Minas Gerais e do Distrito Federal.

O campeonato é dividido nas categorias Iniciante, Amador e Livre, tanto para o masculino quanto para o feminino, abrangendo todas as faixas etárias. Serão disputadas duas vagas em cada categoria para o Campeonato Brasileiro de Peteca 2025, que ocorrerá entre os dias 20 e 23 de novembro no Max Min Clube, em Montes Claros.

O esporte

A peteca tem origens que remontam a séculos atrás, com registros em povos indígenas pré-colombianos da América do Sul e Central. Inicialmente um objeto de diversão e integração social, confeccionado com fibras naturais e penas coloridas, o jogo foi se transformando até alcançar sua forma esportiva atual.

Reconhecida oficialmente em 1977 pelo Conselho Nacional de Desportos e consolidada como esporte brasileiro com a criação da Confederação Brasileira de Peteca em 2000, a modalidade é celebrada não apenas pela técnica, mas também pela conexão cultural e histórica que representa.

Leia também:

‘Queremos que Goiânia seja a capital do esporte’, diz Bites, novo secretário de Esportes

Juventude, garra e superação: Associação Paralímpica de Goiás desponta no futebol de cegos