Os jogos do Campeonato Pan-Americano de Karatê JKA (Japan Karate Association) no último dia 11 de novembro, em Santiago, capital do Chile, tiveram um sabor especial para os goianos. A carateca goianiense Helena Moura, de 11 anos, recebeu ouro na categoria kumitê e medalha de bronze no kata pela Seleção Brasileira.

A atleta, que treina na academia Dojô Kanashiro com os senseis Rogério Rosa e Mário Kanashiro, afirmou ao Jornal Opção que a motivação para a prática do esporte veio do filme de 1984 “Karatê Kid – A hora da verdade”, protagonizado pelos astros americanos Ralph Macchio, Pat Moritae Elisabeth Shue. Ela comemora o protagonismo no campeonato e agradece o apoio das pessoas próximas.

“Me emocionei muito. Era a atleta mais jovem da Seleção Brasileira da JKA e conseguir levantar nossa bandeira no pódio foi muito especial. Agradeço a Deus, ao meu Sensei Rogério e ao meu Sensei Mário aos meus pais familiares amigos e apoiadores”, afirmou.

Para alcançar o triunfo no campeonato, o percurso foi espinhoso. Ela venceu três lutas, com resultado de 2×0, 2×0 e a final de virada de 2×1. Antes de chegar no campeonato do Chile, a jogadora precisou conquistar outros torneios para se classificar a esse. A mãe dela, Paula Parreira, explica que a classificação é progressiva desde o campeonato goiano até o brasileiro, para campeão e vice em cada categoria, conforme faixa etária.

“Com imenso orgulho e alegria assistimos uma grande conquista de Helena. Com o resultado, classificou-se para um dos mundiais mais cobiçados do Karatê internacional, o da Japan Karatê Association, no qual o Brasil tem pouquíssimas medalhas na História”, comemora.

Após conquistar vitória no Chile, a menina se prepara para novos desafios dessa modalidade esportiva. Os próximos torneios previstos serão o brasileiro, em março de 2023, no Rio de Janeiro, e o grande e esperado mundial no Japão, provavelmente em outubro de 2023.