Com Agência Brasil

O Flamengo chega para a disputa de mais um Mundial de Clubes da Fifa na tarde desta terça-feira, 7. O clube faz estreia contra o Al Hilal (Arábia Saudita) na fase semifinal do torneio e depende da vitória para avançar à final no próximo sábado, 11, contra o vencedor da outra semi, entre Real Madrid (Espanha) e Al Ahly (Egito).

As equipes brasileira e saudita jogam às 16h (horário de Brasília) no estádio Ibn Batouta, na cidade de Tânger, no norte de Marrocos. Se triunfar, o Flamengo ficará a apenas um jogo de conquistar o bicampeonato mundial de clubes, após um jejum de 42 anos.

O Rubro-negro volta a disputar o torneio após quatro anos. A última participação foi em 2019, quando sofreu uma revanche do time inglês Liverpool, por 1 a 0, com gol do brasileiro Firmino. O mesmo Liverpool foi derrotado pelos cariocas em 1981, por 3 a 0, quando o clube foi campeão mundial.

Com praticamente o mesmo elenco de 2019, o Flamengo já irá enfrentar o time de Michael, ex-atacante do mengão. O Al-Hilal, campeão asiático, venceu o time da casa, Wydad Casablanca, no último sábado, 4, nas penalidades e será o adversário dos cariocas.

As duas equipes já se enfrentaram na edição do Mundial de 2019, quando o Flamengo triunfou por 3 a 1, se classificando para a final contra o Liverpool. O retrospecto positivo do Rubro-Negro não diz muito para o técnico Vitor Pereira, que quer o elenco preparado para uma disputa acirrada, sem favoritismos.

Após o vice de 2019, o Flamengo busca seu primeiro título em um Mundial de Clubes organizado pela Fifa. Na ocasião da conquista de 1981, o torneio ainda não era coordenado pela entidade máxima do futebol e se chamava Copa Intercontinental Europa-América do Sul. No entanto, em 2017, a Fifa reconheceu o título carioca de 1981, como sendo um Mundial de Clubes.

Quem é Flamengo?

O Jornal espanhol “AS”, em uma publicação no sábado, 4, fez uma breve apresentação do Flamengo para os torcedores merengues, visto que os dois times poderão se enfrentar na grande final. O Jornal destacou que “o time brasileiro está com os dentes afiados”.

“A equipe carioca já está em Marrocos, onde buscará o seu objetivo mais desejado, com um elenco de dar inveja. Eles chegam com o apoio incondicional de sua torcida, que deixaram imagens impressionantes ao acompanharem a delegação até o aeroporto. Vale lembrar, que o Fla compartilha com outro brasileiro, o Corinthians, o status de terem as maiores torcidas do mundo”, destacou o Jornal.

Quanto ao elenco, o “As” ressalta que há nomes bem conhecidos dos europeus como: Arturo Vidal, David Luiz e Filipe Luís, e faz um destaque especial a maior referência de gol do Flamengo, Gabigol, como sendo o xodó da torcida. Outro que o jornal faz questão de mencionar é o centroavante Pedro, que, por causa de lesão quando ainda pertencia ao Fluminense, não foi para o Real.

Possível final

O Real Madrid fará a outra semifinal na próxima quarta-feira, 8, às 16h, contra o egípcio Al Ahly. Caso Flamengo e Real vençam, a grande final será aquela esperada por todos. A disputa acontece no próximo sábado, 11, às 16h.