Recadastramento do Passe Livre Estudantil começa segunda

06 janeiro 2023 às 19h06

COMPARTILHAR
Começa na segunda-feira, 9, o cadastramento e recadastramento do Passe Livre Estudantil para o ano letivo de 2023. O prazo vai até 30 de abril. O cartão do ano passado não está mais ativo desde 1º de janeiro e os estudantes de Goiânia e Região Metropolitana devem receber novos.
A renovação vai ser automática apenas os alunos da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O motivo é que as instituições de ensino ainda não concluíram o ano letivo de 2022. Um e-mail será enviado para esses estudantes a partir do dia 10 de janeiro informando a data e o local da retirada. Mas os alunos que ingressarem nessas instituições nesse ano vão precisar aderir ao sistema se quiserem usufruir dele.
Para alunos de Goiânia e região Metropolitana, o procedimento é realizado pelo site. Se aprovado, o estudante é informado por e-mail e o cartão estará à sua disposição em até 15 dias, contados a partir da data em que fez a adesão, em uma unidade do Vapt Vupt. A retirada deve ser agendada pelo site. Os cartões já serão entregues com créditos.
Em Anápolis, quem já é cadastrado deve procurar a instituição de ensino onde estuda. Os novatos devem levar cópias de CPF, RG, comprovante de endereço, comprovante de matrícula e uma foto 3×4 para fazer o cadastro na empresa de Mobilidade Urbana do município (Urban). O cartão pode ser retirado no terminal urbano da cidade, na Rua Tônico de Pina, no Setor Central, sete dias após a solicitação. Para ativar o benefício é necessário agendamento no Vapt Vupt, por meio do site.
A partir deste ano, os repasses dos valores das passagens feitos pelo Estado às empresas de transporte será pós-pago. Isso dará mais agilidade ao programa. Já em Anápolis, não haverá alterações. A iniciativa tem capacidade para atender 110 mil estudantes, com o fornecimento de até 48 viagens mensais, para ir e voltar da instituição de ensino, de acordo com o calendário letivo. Em 2022, 84.692 alunos requisitaram o benefício.
O saldo do cartão não é cumulativo. Se o aluno não utiliza todos os créditos, no mês seguinte é depositada apenas a diferença para completar 48 viagens. O número de passagens leva em consideração os dias letivos de cada mês, informados pelas instituições de ensino. Mais informações pelos seguintes contatos: (62) 3201-9788 (Ligação), (62) 3201-9748 (WhatsApp), (62) 98306-0294 (WhatsApp), 0800.648.2222 (Redmob).