Márcio Corrêa lança programa “Merenda Nota 10” e reforça investimentos na educação

24 julho 2025 às 11h23

COMPARTILHAR
Durante a inauguração da Escola Municipal Inácio Sardinha, no distrito de Interlândia, zona rural de Anápolis, nesta quarta-feira, 23, o prefeito Márcio Corrêa (PL) destacou os avanços promovidos pela gestão na área da educação, mesmo diante das dificuldades econômicas enfrentadas pelo município. Na ocasião, o prefeito lançou o Programa Merenda Nota 10.
“É necessário fazer com que os serviços e as políticas públicas cheguem aos quatro cantos da cidade. Hoje, estamos aqui inaugurando mais uma unidade escolar. Apesar de toda a dificuldade fiscal e econômica, temos feito gastos com qualidade, investindo naquilo que realmente interessa à população”, afirmou o prefeito.

Márcio Corrêa ressaltou que a prioridade da administração municipal tem sido investir no futuro da cidade por meio da educação das crianças. “Estamos revitalizando nossas unidades escolares para oferecer condições dignas tanto aos servidores quanto aos alunos. Queremos que nossos estudantes tenham um ambiente adequado para aprender.”
Na ocasião, o prefeito lançou oficialmente o programa “Merenda Nota 10”, que promete mudar a realidade alimentar dos alunos da rede municipal. “Não é compreensível, não é razoável que uma cidade do porte de Anápolis sirva apenas petas e chá de canela para seus estudantes. Essa era, muitas vezes, a única refeição do dia de nossas crianças. Agora, elas receberão quatro refeições por dia, saindo da escola alimentadas até com a janta”, declarou.
Além da melhoria na alimentação escolar, Márcio Corrêa enfatizou os investimentos em pessoal e ampliação de vagas. “Fizemos o chamamento do cadastro de reserva de professores, realizamos um processo seletivo para a contratação de 500 cuidadores e abrimos mais 2 mil vagas na educação infantil. Assim, além de ampliar o acesso, estamos preparando nossas crianças para o aprendizado.”
O prefeito também mencionou o compromisso firmado com o Juizado da Infância e Juventude para a abertura de pouco mais de mil vagas. “Nos comprometemos com pouco mais de mil vagas, mas estamos entregando cerca de duas mil”.
Márcio Corrêa reafirmou que a educação e a saúde seguem como prioridades da atual gestão. “Não mediremos esforços para que os moradores de Anápolis tenham uma educação de primeira qualidade e uma saúde pública que atenda todas as áreas”.
Reforma
A ação foi realizada pela Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, que também lançou o Programa Merenda Nota 10, iniciativa que busca garantir melhorias na alimentação oferecida nas unidades de ensino do município.

A entrega da obra foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, Habitação, Planejamento Urbano e Meio Ambiente, que, por meio de sua equipe técnica, avaliou as condições da unidade escolar e identificou as necessidades de reforma para assegurar mais qualidade aos estudantes locais.
Secretária anuncia merenda reforçada e novas reformas
A secretária de Educação de Anápolis, Adriana Rocha, anunciou que os 37 mil alunos da rede municipal, incluindo unidades de educação infantil, ensino fundamental e escolas conveniadas, passam a ser beneficiados com o novo Programa Merenda Nota 10. O modelo traz mudanças significativas na forma como a alimentação escolar é fornecida nas instituições de ensino da cidade.
“Todos os alunos de todas as unidades escolares da rede de ensino do município de Anápolis serão beneficiados com a Merenda Nota 10”, afirmou Adriana. Segundo ela, o novo formato resolve gargalos antigos do sistema anterior.

Antes, explica a secretária, a merenda era prejudicada por processos licitatórios fragmentados e desatualizados. “Tínhamos licitações separadas para cada tipo de insumo — arroz, carne, entre outros — e, por serem antigas, isso foi gerando desgaste com o tempo”, destacou.
Ao assumir a gestão, a equipe se deparou com dívidas acumuladas. “Pagamos três meses de repasses em atraso de 2024 para conseguir retomar a merenda. Ainda assim, os problemas continuavam: o valor não era suficiente, os produtos não chegavam às escolas ou vinham diferentes do solicitado. Chegamos a ficar sem carne e sem leite para as crianças da educação infantil”, relatou Adriana.
A mudança veio após trocar de experiências com outros municípios. “Conhecemos um modelo em que a empresa é responsável por comprar os alimentos e garantir o fornecimento. Continuamos pagando o mesmo valor, mas agora por aluno atendido (per capita)”, explicou. Além disso, a empresa contratada irá reformar as cantinas, fornecer utensílios e eletrodomésticos e disponibilizar merendeiras volantes para suprir ausências.
“Esse novo formato garante que a merenda nunca falte nas escolas. Mantemos nossas merendeiras, mas agora contamos também com o apoio de 20 novas nutricionistas para assegurar uma alimentação mais nutritiva e contribuir com o desempenho escolar”, acrescentou.
Escola totalmente reformada e mais vagas
A secretária também comentou sobre a entrega da reforma de uma escola da rede, cuja obra estava paralisada no início do ano. “Quando cheguei, em janeiro, a escola estava em reforma, mas parada. Não havia pagamento à empresa, os funcionários tinham sido dispensados”, contou. “Fizemos uma força-tarefa, levamos ao prefeito, conseguimos os recursos e agora estamos entregando a unidade totalmente refeita e ampliada.”

A escola atende atualmente 580 alunos. Desde o início da gestão, segundo Adriana, não há mais ensino remoto no município. “Acabamos com as aulas online. Todos os alunos estão em ensino presencial”, afirmou.
Com as ampliações em andamento, a previsão é de criação de quase 2 mil novas vagas na educação infantil ainda este ano. “Estamos ampliando unidades. Na escola entregue ontem, conseguimos triplicar o número de alunos. Isso nos permite aumentar significativamente a oferta, especialmente na educação infantil, onde a demanda é maior”, explicou.
Mães destacam melhorias em escola reformada e valorizam nova merenda escolar
Jaqueline Rodrigues Melo Oliveira, mãe de uma aluna, afirma que a situação antes da reforma era bastante preocupante. “Era bastante difícil antes da reforma total da unidade de ensino. As crianças se machucavam bastante. A minha menina já caiu, já se machucou”, lembra. Segundo ela, a transformação no ambiente escolar trouxe alívio e segurança: “Agora a diferença é grande, viu? Está tudo novinho e bem-feito”.

A alimentação oferecida também passou por mudanças significativas. “A merenda não valia nada, era só uma peta com chá. Agora o prefeito vai dar quatro refeições por dia e uma merenda de qualidade. Nós, as mães, podemos ficar tranquilas porque nossos filhos serão bem alimentados na escola, além de ter um ensino de qualidade em um ambiente de qualidade”, afirma Jaqueline.
Maria Rosângela da Silva, que também tem filhos matriculados na escola — um deles com necessidades especiais, reforça os avanços. “As crianças estavam estudando na quadra, era muita tribulação. Os meninos chegavam em casa reclamando de dor de cabeça”, conta. Ela lembra que sempre acreditou que a reforma era necessária: “Falei: ‘Minha filha, vamos aguentar, porque precisamos dessa reforma’. Se não fosse assim, hoje a escola não estaria perfeita”.

A mãe se emociona ao falar do resultado. “Nossa escola ficou linda. Sou uma mãe que vou falar: parabéns! Todas as equipes da escola estão de parabéns. Hoje vale a pena deixar o filho aqui. Vale sim. Até o lanche é de qualidade. Uma boa merenda ajuda muito no aprendizado das crianças. Tem até café da manhã”.
Andreia Rezende destaca importância histórica de escola
Durante a entrega da reforma da escola inaugurada originalmente na década de 1970, a presidente da Câmara Municipal de Anápolis, vereadora Andreia Rezende (Avante), ressaltou o impacto da obra para a comunidade e para a educação local. Segundo ela, a iniciativa representa mais do que uma simples reestruturação física do prédio.
“Estamos fazendo muitos resgates históricos. Essa é uma escola de 1970, e quando a gente fala da sua reforma, dessa entrega, estamos falando, na verdade, de uma restauração da educação para essa região”, afirmou.

A unidade escolar atende atualmente cerca de 580 crianças e, segundo a vereadora, é referência para toda a região, especialmente na educação infantil. “Se a gente for pegar como referência, estamos em um distrito, e aqui estudam todas as crianças da região. Toda a educação infantil dessa área passa por essa escola.”
Andreia também relatou sua vivência nas visitas às escolas e destacou a importância da merenda escolar na vida dos estudantes. “Tenho acompanhado o chão das escolas e as entradas dos alunos para entender as demandas reais da cidade. É incrível como algumas crianças chegam e perguntam: ‘Tia, qual que é a merenda hoje? O que nós vamos lanchar?’. Elas dizem isso com ingenuidade, mas também com base na realidade que vivem. Para muitas, a principal refeição do dia é a merenda que recebem na escola.”
A parlamentar elogiou a iniciativa do prefeito Márcio Corrêa ao lançar um novo programa de alimentação escolar. “Um dia ouvi o Márcio dizendo: ‘Eu não vou aceitar que as nossas crianças não tenham a melhor merenda que elas podem ter’. E hoje ele inaugura aqui um grande programa que vai marcar a história da merenda escolar da nossa cidade.”
Leia também:
Prefeito de Anápolis denuncia uso indevido do CadÚnico para obtenção de bolsas universitárias