As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta segunda-feira, 19, e seguem abertas até sexta-feira, 23. Nesta edição, o programa oferece 274 mil vagas em 136 instituições públicas de ensino superior distribuídas por todas as regiões do Brasil, segundo o Ministério da Educação (MEC).

A Universidade Federal de Goiás (UFG) irá ofertar 2.520 vagas, em 99 cursos de graduação, para novos estudantes por meio do Sisu. A seleção para o ingresso é feita por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as inscrições devem ser realizadas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação. Em caso de dúvidas sobre a realização do SiSU na UFG, os candidatos podem entrar em contato com o Instituto Verbena, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, pelos canais de atendimento: [email protected] ou (62) 3121-3115. 

De acordo com o ministério, esta será a maior edição da história do Sisu em número de vagas ofertadas. O sistema seleciona estudantes para universidades e institutos federais a partir do desempenho no Enem.

Uma das principais novidades deste ano é a ampliação do critério de participação: em 2026, o Sisu passará a aceitar as notas das três edições mais recentes do Enem — 2023, 2024 e 2025, dando mais flexibilidade aos candidatos no uso do desempenho obtido no exame.

Para participar do processo seletivo, o candidato precisa ter realizado o Enem em uma das três edições válidas, ter obtido nota acima de zero na redação e ter concluído o ensino médio. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do portal oficial do Sisu.

Instituições de referência, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), fazem parte da lista de participantes, com vagas em diversos cursos e áreas do conhecimento.

O resultado da chamada regular está previsto para ser divulgado após o encerramento do período de inscrições. Os candidatos não selecionados poderão manifestar interesse em participar da lista de espera, conforme cronograma estabelecido pelo MEC.