O período de solicitação de matrículas para o ano letivo de 2026 na rede pública estadual de Goiás está aberto até 1º de dezembro. O processo é totalmente on-line, e até o dia 19 de novembro já haviam sido registrados 301 mil pedidos de vagas pelo Governo do Estado.

As matrículas estão disponíveis para os seguintes níveis de ensino: Fundamental Regular, Fundamental EJA (Educação de Jovens e Adultos), Médio Regular, Médio Profissional (com curso técnico) e Médio GoiásTec (mediado por tecnologia).

Para realizar a solicitação, é necessário que o estudante ou responsável tenha em mãos CPF, data de nascimento, nome completo do estudante, dos pais, sexo, cor/raça, endereço e três opções de escolas estaduais desejadas.

Como solicitar a matrícula

O processo pode ser feito pelo site matricula.go.gov.br, seguindo os passos:

  1. Acesso ao formulário: clique em “Quero solicitar Matrícula” no portal.
  2. Preenchimento dos dados: informe corretamente os dados do estudante e do responsável, que poderão ser utilizados pela Secretaria da Educação para envio do comprovante e correção de inconsistências.
  3. Escolha dos tamanhos do uniforme: após o preenchimento, selecione os tamanhos das peças que serão produzidas de acordo com os dados informados. Mais informações em Porta Educa.
  4. Seleção da escola e curso: escolha o nível de ensino e informe três opções de escolas, em ordem de prioridade. Também devem ser informados série, turno, mediação (presencial ou remoto), jornada (meio período ou integral) e modalidade de ensino.
  5. Resumo e finalização: confira todos os dados antes de finalizar. Após a confirmação, um comprovante será enviado ao e-mail cadastrado.
  6. Confirmação da matrícula: entre 15 e 19 de dezembro, o estudante maior de idade ou o responsável deve acessar o site novamente para verificar a escola de alocação e comparecer à unidade para efetivar a matrícula.

Pontos de apoio

Todas as escolas estaduais funcionam como pontos de apoio para atendimento e esclarecimento de dúvidas sobre o processo. O prazo até 1º de dezembro também é válido para renovação de matrícula ou solicitação de transferência entre unidades escolares.

Leia também:

Novo Lyceu de Goiânia atrai mais de 700 inscrições em apenas sete dias