Goiânia conquistou a segunda colocação entre as capitais brasileiras no ranking Educação Conectada, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). O levantamento aponta que 92% das escolas municipais da capital estão dentro dos parâmetros ideais de conectividade, e 72% atingem o nível mais alto de qualidade. O estudo integra o Indicador de Escola Conectada e avalia fatores como infraestrutura elétrica, velocidade da internet, estabilidade do Wi-Fi e alcance do sinal em toda a unidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) contam com acesso à internet e serviços informatizados, beneficiando mais de 110 mil alunos e 7 mil profissionais. A ampliação da rede tem impulsionado práticas pedagógicas inovadoras e o uso de tecnologias digitais em sala de aula.

O Programa Escolas Conectadas, iniciativa federal que repassa até R$ 3.892 por unidade escolar, destina recursos à melhoria da conectividade e à aquisição de ferramentas tecnológicas. As unidades que aderem recebem o repasse por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional da SME, Vanderlei Antônio das Chagas, explica que esse investimento é essencial para o uso pedagógico da internet.

“É mais uma ferramenta no processo educacional que garante a cidadania das crianças e dos estudantes, porque ela tem a capacidade de aproximar, facilitar, possibilitar e viabilizar um contato mais direto desses cidadãos com o mundo. A prefeitura de Goiânia vai instalar lousas digitais nas escolas municipais e uma internet eficiente favorece o seu uso como recursos didático-pedagógico”, ressalta.

Além do Escolas Conectadas, Goiânia também participa de programas como o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), Aprender Conectado e Wi-Fi Brasil, que juntos abrangem três eixos formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura , consolidando o uso da tecnologia como aliada no processo de ensino-aprendizagem da rede municipal.

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