Edição 2637

De 18 a 24 de janeiro
Encontramos 36 resultados
Entenda por que Marconi Perillo não é um verdadeiro líder… quando não tem o controle da máquina pública

O líder é líder mesmo quando não está no poder. Ademais, Marconi Perillo não forma líderes para defendê-lo de modo articulado. Forma, na verdade, seguidores

José Roberto Arruda foto Divulgação
PL de Izalci Lucas deve compor com Arruda contra Celina Leão

Ibaneis Rocha e Celina Leão podem perder o apoio de Michelle Bolsonaro, pré-candidata ao Senado? Se perderem, estarão praticamente fora do jogo na disputa pelo Senado e pelo governo

O quadro político do Distrito Federal está complicado. Até há pouco tempo, eram favas contadas que a vice-governadora Celina Leão, do pP, seria eleita governadora. Acreditava-se também que o governador Ibaneis Rocha, do MDB, seria eleito senador sem esforço.

Izalci Lucas, senador: fechado com Arruda, pode ser vice ou candidato ao Senado | Foto: Reprodução

Mas eis que, diria o filósofo Isaiah Berlin, surgiu o imponderável — José Roberto Arruda, do PSD. Em Brasília há um consenso: se deixarem Arruda disputar — se a disputa não for judicializada contra o engenheiro —, dificilmente será derrotado por Celina Leão.

O senador Izalci Lucas, do PL, afirma que irá apoiar Arruda. E pode até ser o seu vice. Ele é ligado ao presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, um expert em detectar vitoriosos.

Alberto Fraga: PL ao lado de José Roberto Arruda | Foto: Reprodução/Jornal de Brasília

O deputado Alberto Fraga, do PL, também já declarou que irá apoiar Arruda. Fez até discurso contundente pró-ex-governador.

O ex-deputado Vilmar Rocha, do PSD em Goiás, amigo e aliado de Arruda, sustenta que “a candidatura de Celina Leão e Ibaneis Rocha subiu no telhado. Eles estavam certo de que iriam fazer um acordão com o PL e agora parte do partido decidiu apoiar o ex-governador”.

Ibaneis Rocha e Celina Leão: fora do páreo? Ainda não | Foto: Divulgação

“O quadro de Brasília está mais ou menos assim hoje: Arruda é o favorito para governador. O nome dele está na boca do povão, da classe média e da elite. Para o Senado, há uma favorita, a ex-primeira-dama Michelle Dama. Os demais estão no jogo, mas sem favoritismo”, pontua Vilmar Rocha.

Damares Alves pode entrar no jogo

Há indícios de que Michelle Bolsonaro pode até apoiar Celina Leão para governadora, pois as duas mantêm bom relacionamento. Mas dificilmente a mulher do ex-presidente Jair Bolsonaro irá apoiar Ibaneis Rocha para senador.

Damares Alves: possível candidata ao governo | Foto: Divulgação

De acordo com um político de Brasília, da direita, Michelle Bolsonaro pode apoiar Bia Kicis, do PL, para senadora. O grupo da ex-primeira-dama questiona a “lealdade” de Ibaneis Rocha e sustenta que, pelo contrário, a deputada federal é “leal”.

Consta que o grupo de Michelle Bolsonaro pode romper com Celina Leão, apesar do relacionamento cordial, e apoiar a senadora Damares Alves para governadora. Mas não há nada definido. Por enquanto, a ex-primeira-dama apoia a candidatura da vice-governadora.

Bia Kicis e Michelle Bolsonaro: no jogo para o Senado | Foto: Divulgação do PL

O PT deve bancar o presidente do Iphan, Leandro Grass, para governador. O PSB pôs o nome de Ricardo Capelli em circulação para testá-lo para governador. A tendência é que, dada a força da direita em Brasília, Grass e Capelli se unam para a disputa. Um vai a governador e o outro a senador (ou vice).

O deputado federal Fred Linhares, do Republicanos, que aparece nas pesquisas, é cotado tanto para governador quanto para senador. Mas há quem postule que será candidato à reeleição.

Um deputado disse ao Jornal Opção, em tom jocoso: “Será a primeira vez na história que uma erva medicinal, Arruda, vai devorar um carnívoro, Leão”. (E.F.B.)

Vereadores de Rio Verde 1 867
Lucas do Vale tem o apoio de 20 vereadores em Rio Verde. Lissauer não é apoiado por nenhum

Júlio Pina tem o apoio de um vereador e o deputado estadual nem é de Rio Verde ou da região Sudoeste. É de Senador Canedo

Ilustração de Louis Dalrymple para a revista Puck
Do lebensraum ao vital space: estamos revivendo os caminhos que levaram ao nazista Hitler?

Como a política da força volta a assombrar o mundo. Donald Trump se porta como Theodore Roosevelt, o presidente do Big Stick

Agenda de leituras para 2026 de escritores, intelectuais e jornalistas (Parte 2)

Confira as listas de leitura de Marcelo Mirisola, Irapuan Costa Junior, Edson Aran, Edival Lourenço, Cíntia Moscovich e Ana Kelly Souto