Um terço das empresas teve dificuldades em 2023, diz pesquisa

16 janeiro 2024 às 09h36

COMPARTILHAR
A cada dez micro e pequenas indústrias, pelo menos três tiveram maiores dificuldades no comparativo do último ano com o anterior. Segundo levantamento do SIMPI/Datafolha, metade dos empresários afirmou que conseguiu se manter dentro das expectativas. Enquanto 36% relataram adversidades durante o período.
Ao mesmo tempo, entre 2023 e 2024, aproximadamente 1/4 das empresas apresentaram faturamento bem abaixo do que em 2022. Menos da metade (48%) contam que os resultados ficaram dentro das expectativas, outros 26% apontam índices ainda melhores. Já entre a margem de lucro, apenas 12% relatou números melhores do que o esperado.
Na questão de contratação de novos funcionários, apenas de 3% declarou que o ano ficou acima do esperado. Enquanto 45% responderam que ficaram dentro do esperado e 36% enfrentaram dificuldades em buscar novos trabalhadores. Outros de 16% não souberam responder com certeza sobrea a situação.
Apesar do ano com mais dificuldades apontadas, mais da metade do entrevistados (57%) está otimista em relação ao ano de 2024. Sendo que na região Centro-Oeste e Norte são as com maiores expectativas com 72% dos entrevistados apontando maior esperança. Já o estado de São Paulo e a região Sul são as mais pessimistas (19%).