Geladeira e máquina de lavar podem ficar mais baratas; governo quer voltar desconto do IPI na linha branca

13 julho 2023 às 07h08

COMPARTILHAR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu, nesta quarta-feira, 12, a reedição de um programa de incentivos às compras de eletrodomésticos de linha branca. Essa foi uma das medidas de seu segundo mandato, com a política de redução do IPI.
Os produtos de linha branca, normalmente, possuem um alto valor agregado, por conta das tecnologias e matérias-primas envolvidas em sua produção, além de terem longa vida útil. Por isso, sua troca não é tão frequente — principalmente em períodos de menor atividade econômica.
Entre os principais eletrodomésticos desse tipo, cabe destacar:
geladeira;
fogão,micro-ondas;
refrigerador;
ar-condicionado;
forno elétrico;
cafeteira e torradeira;
aparelho purificador de água;
máquina de lavar roupas;
tanquinho;
máquina de lavar louça;
adegas/frigobar;
Em 2009, o programa que reduziu o IPI Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) englobava quatro itens dessa categoria: geladeiras, fogões, máquinas de lavar roupas e tanquinhos.
Na época, o Ministério da Fazenda, chefiado por Guido Mantega, concedeu as reduções do IPI durante um período de três meses, no seguinte esquema:
o imposto sobre geladeiras caiu de 15% para 5%;
o imposto sobre fogões caiu de 5% para zero;
o imposto para máquinas de lavar roupas caiu de 20% para 10%;
e o imposto para tanquinhos caiu de 10% para zero.