Conhecida atualmente pelo comércio lingerie, a cidade de Taquaral de Goiás é considerada a “Capital da Moda Íntima do Estado de Goiás”. O município que fica a 80 quilômetros de Goiânia possui 250 empresas do ramo que geram cerca de 2,5 mil empregos e movimenta cerca R$ 115 milhões anualmente, segundo a União dos Confeccionistas da cidade (ÚNICA). Além de exportar peças de moda íntima para todas as regiões do Brasil.

Para o secretário de Indústria e Comércio do município, Patrick Rodrigues Gomes, mesmo com apenas quatro mil habitantes, a cidade tem “números sensacionais” e uma grande produção no ramo. Além de movimentar milhões e criar milhares de empregos, os produtores da cidade possuem a capacidade de cortar mais de 700 mil peças de roupa por mês.

“Hoje a indústria têxtil é o que movimenta a economia de Taquaral de Goiás”, afirma o secretário, em entrevista para o Jornal Opção. “Antigamente, a nosso principal atividade econômica era a agricultura, principalmente a plantação de bananas. Agora, com esse polo têxtil, nós aumentamos a nossa produção de moda íntima, principalmente com o foco na fabricação de lingerie”, acrescenta.

Comércio de moda íntima de Taquaral de Goiás movimenta R$ 115 milhões por ano| Foto: Reprodução/Sebrae

Entretanto, Gomes explica que o município precisou de três décadas para poder se consolidar como polo têxtil de moda íntima. Ele também destaca a importância de iniciativas da administração municipal para alavancar a cidade como uma das principais produtores da lingerie de Goiás e do Brasil. Por exemplo, o Portal Digital da Moda Íntima.

A ideia do site é apresentar todas as empresas de moda íntima do munícipio em um único endereço na internet. Dessa forma, qualquer potencial cliente pode acessar e entrar em contato direto com os produtores de Taquaral de Goiás.

Ao mesmo tempo, a cidade também já doou mais de 34 lotes comerciais para as empresas que produzem peças de roupa. Fora que em breve uma licitação foi aprovada pela Câmara Municipal para o repasse de mais 62 áreas. Além de negociações com os Correios para reduzir as taxas de envios.

Expo Lingerie

Além de possuir centenas de empresas e lojas do ramo, o município ainda sedia grandes eventos relacionados a moda íntima. Por exemplo, em outubro, Taquaral de Goiás recebeu a Expo Lingerie, com diversos desfiles, oficinas e estandes com peças. Além de contar com presença de celebridades, incluindo a apresentadora Helen Ganzarolli.

“Com isso, nós tivemos reconhecimento nacional e conseguimos mostrar a capacidade que nossa cidade tem dentro do polo têxtil. Apesar de uma queda nas vendas, ainda temos boas expectativas e não vamos parar de investir e desenvolver ações a respeito. Queremos ter o melhor resultado possível em 2024”, conta Gomes.

Desfile de moda de lingerie em Taquaral de Goiás | Foto: Reprodução

Cinturão da Moda

Além dos eventos, Taquaral também faz parte do projeto “Cinturão da Moda”. A iniciativa do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) tem como objetivo movimentar a economia de 30 munícipios e gerar 100 mil empregos. Também fazem parte do projeto cidades como Ipameri, Acreúna e Bela Vista de Goiás.