3ª edição do Amarê Fashion se atenta ao uso de IA na moda

28 junho 2024 às 10h38

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O maior evento de moda e empreendedorismo fashion do estado de Goiás alcança sua terceira edição e acontece dos dias sete a dez de agosto deste ano, no Centro Cultural Oscar Niemeyer em Goiânia. A realização do evento é uma parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Serviço Nacional de e Aprendizagem Comercial (Senac Goiás) e Governo de Goiás. O Amarê Fashion 2024 nasce de uma demanda do mercado e cada entidade envolvida colabora com suas especialidades respectivas.
O Sebrae é responsável por promover palestras, rodadas de negócios, convites aos compradores e contratação de mídia. O Senac fica com a passarela, então a contratação de modelos, produtores de desfile, estilistas, maquiadores, entre outros profissionais. O governo do Estado potencializa a divulgação e cede o espaço do Centro Cultural Oscar Niemeyer para realização do evento.
Neste ano, o evento apresenta novas propostas para incentivar os negócios do setor e da indústria criativa de moda em Goiás, são as Conexões e a importância da Inteligência Artificial (IA) para desenvolvimento do mercado. Baseado em análises do cenário, os realizadores consideram que veio à tona a necessidade de familiarização e uso de ferramentas tecnológicas como a IA.
Em entrevista ao Jornal Opção, a gestora estadual de Moda do Sebrae, Thaís Oliveira, explica que o projeto Conexões é sobre estreitar laços entre humanos e ferramentas tecnológicas potencializadoras. E também deixar humanos mais próximos de humanos através de negócios, como demanda e oferta. “Acredito que faltam conexões mais assertivas. Atualmente somos bombardeados por informações e muito conhecimento porque tudo pode ser acessado na palma da mão. No entanto, o que realmente faz a diferença para o negócio passa despercebido. Em meio a tantas oportunidades de conexão é fácil ficar perdido”, compartilhou a gestora.
O caráter de uso da IA pela 3ª edição do Amarê Fashion assume postura conscientizada. Muito se fala em um temor de ser substituído pelas inteligências que estão sendo desenvolvidas. Mas neste evento a ferramenta é apresentada como um recurso potencializador das criações autênticas humanas, na intenção de otimizar o tempo dos empreendedores. As atividades promovidas pelo evento são voltadas para atender as necessidades de Pequenas e Médicas Empresas (PMEs).
Além de vitrine, o Amarê proporciona network entre diferentes atores do mercado da moda. Desde confeccionistas e estilistas até produtores de algodão. A programação vai contar com 15 desfiles de moda, sendo 13 de marcas goianas como: Amarelo Mix, Isued, Jerônima Baco, Marlo Studio, Ophion e Praxedes. A proprietária da marca Karine Brasil, de acessórios de cerâmica, teve a oportunidade de desfilar no evento desde a primeira edição. Ela estabeleceu parceria com marcas goianas como a Amarelo Mix.

Em conversa com o Jornal Opção, Karine compartilha a importância de se participar de um evento como esse. “Estou super empolgada no processo criativo dessas novas coleções que vou apresentar no Amarê. Pra nós, pequenos empresários da moda autoral, é uma vitrine gigantesca na qual temos oportunidade de mostrar nosso trabalho […] Nos permite até acessar rodadas de negócios do mercado internacional”, diz Karine.
Haverá também a promoção do Concurso de Estilistas voltadas a estudantes de moda de Instituições de Ensino Superior e a 2º edição do Senac Fashion School com mentoria. Além do público específico de moda, o evento também será aberto ao público em geral.