Idealizado pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), o projeto Sexta Cultural busca valorizar artistas locais, cadastrados e financiados com cachê de R$ 250. Nesta sexta-feira, 17, das 17h às 19h, a pasta promove mais uma edição do projeto e, desta vez, artistas circenses, teatro popular e drags fazem apresentações nos sinaleiros da Avenida Assis Chateaubriand, na Praça Tamandaré.

A inspiração vem de ações internacionais em que artistas de rua recebem do governo por suas performances em locais públicos. “Nós estamos pagando o cachê de 250 reais por artista que participa do nosso projeto. Eles são inscritos no nosso cadastro, que é aberto durante todo o ano no site da Prefeitura e todos podem participar, qualquer modalidade artística”, pontua o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio.

Artistas de rua no setor oeste | Foto: Divulgação Secult – Prefeitura de Goiânia

A Sexta Cultural teve início em 2022 com algumas edições piloto realizadas na Avenida Jamel Cecílio. Agora, a Secult retoma o projeto em 2023 e segue com previsão para 2024. “Temos eventos praticamente a semana toda, todos os dias. Então, alguns projetos realizamos por temporadas. E a Sexta Cultural teve grande repercussão, afinal não é comum uma Prefeitura pagar um cachê para um artista que se apresenta na rua. Isso é algo muito bacana mesmo e nós queremos perpetuar esse projeto por várias temporadas”, conclui o secretário.

“Sexta-feira, no horário em que todo mundo está saindo do trabalho, tem coisa melhor que se deparar com arte e cultura pelo caminho? É diversão, é sorriso no rosto pra terminar a semana bem, com astral lá em cima. Aos motoristas que passarem, acenem, buzinem, tirem fotos, filmem. Vamos valorizar nossa cultura goianiense, que está em todos os lugares, ao alcance de todos”, afirma o prefeito Rogério Cruz.

Leia também:

Prefeitura de Goiânia promove o 1º Afoxé Cultura e Resistência

Setor Campinas recebe programação cultural neste sábado