Unidas: grupo de mulheres atende gratuitamente vítimas de violência doméstica

28 novembro 2023 às 11h31

COMPARTILHAR
Há dois anos, um grupo de advogadas em Goiás lançou a iniciativa “Unidas: Mulheres que Levantam outras Mulheres”, idealizada por Lídia Alves. O objetivo desse movimento é fornecer assistência jurídica e psicológica gratuita para mulheres que enfrentam situações de violência doméstica. Com o aumento da demanda por assistência, o Unidas vai ter um polo em Belo Horizonte (MG), sob os cuidados da advogada Mariana Tavares.
Na maioria dos casos, as solicitações de ajuda e denúncias são encaminhadas por meio do perfil no Instagram @unidasgo. O grupo está empenhado em ampliar seu alcance e, em breve, planeja estabelecer um canal de atendimento pelo Whatsapp. Lídia Alves, idealizadora do movimento, compartilhou que a iniciativa nasceu de sua preocupação pessoal diante do aumento dos casos de feminicídio durante a pandemia. O propósito fundamental é oferecer suporte a mulheres em situação de vulnerabilidade, buscando alcançar aquelas que podem não ter acesso a assistência estatal. A iniciativa visa preencher lacunas onde o apoio governamental pode ser limitado.
Em dois anos de existência, o Unidas já atendeu mais de 200 mulheres. A maioria dos atendimentos é casos locais, mas já houve ocorrências até mesmo fora do país, na Finlândia. Uma finlandesa que sofria abuso psicológico encontrou no grupo anapolino acolhimento e esperança de libertação. “No caso da violência física, a agressão acontece e depois é cessada, já a psicológica é contínua. O agressor trabalha na mente da mulher, colocando ela como a errada e minando completamente sua coragem”, explica Lídia.
Caso esteja sofrendo qualquer tipo de violência psicológica ou moral, procure uma rede de apoio feminina e busque ajuda profissional psicológica. Em caso de violência física, você pode acionar o Batalhão Maria da Penha da Polícia Militar por meio do número (62) 9 9930-9778.