Entidade de engenharia e agronomia, Mútua elege 1ª mulher para diretora geral

24 novembro 2023 às 08h52

COMPARTILHAR
A Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas, a Mútua, que forma a tríade com Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) realizou eleições para as diretorias geral e administrativo em todo o País. Em Goiás, foi eleita com 3.127 votos (62,75%) para comandar a entidade a professora Tatiana Jucá.
Embora não seja tão conhecida em proporção como os Creas, que atua na fiscalização e regulação profissional, a Mútua ficou responsável pela assistência e apoio dos seus associados. É justamente essas atribuições do órgão que a nova diretora se compromete em reforçar por meio da divulgação. “O principal papel da Mútua é ser a parte assistencial e de acolhimento para os profissionais, que muitas vezes cobram isso do Crea”, diz Tatiana Jucá.
Assim, segundo ela, a ausência de conhecimento sobre cada instituição (Confea, Crea e Mútua) levam os profissionais a reclamarem da contrapartida pelo pagamento de anuidades. “O retorno, na verdade, está dentro da Mútua. Porque é ela que tem a função de fazer os acordos com as empresas, com postos de combustíveis, supermercados, clubes, redes hoteleiras, para que o nosso associado possa ter benefícios”, pontua.
Além disso, outra função mais conhecida pelos associados é a facilidade por linhas de créditos pela Mútua. “Os empréstimos são com taxas bem menores praticadas por bancos, porque a Mútua não é um banco, mas do segmento assistencial, para dar auxílio ao profissional alavancar sua carreira ou iniciar um negócio próprio, por exemplo,” ressalta.
Outra função destacada por Tatiana Jucá é a assistência de fato aos associados oferecida pela instituição, que funciona como um seguro desemprego. “Os profissionais que são associados à Mútua e que estão passando por alguma dificuldade financeira, eles podem querer um benefício não reembolsado de cerca de três salários, que ficam recebendo por quatro meses. Um prazo para que o profissional possa se reequilibrar e se colocar de novo no mercado”, enfatiza a diretora eleita. Ela acrescenta que o benefício também é assessorado para as profissionais em licenças maternidades.
Eleição 2023
A votação para a direção da Mútua ocorreu na sexta-feira, 17, juntamente com a eleição para escolher os presidentes do Confea e dos Creas estaduais; e dos conselheiros. Para comandar a entidade nacional foi eleito o paulistano Vinicius Marchese, com 62,9 mil votos (44,39%), no Estado, o engenheiro Lamartine Moreira foi reeleito para mais um mandato, ao obter 1900 votos.
Leia também: Lamartine Moreira é reeleito presidente do Conselho de Engenharia e Agronomia de Goiás
Crea fará vistoria em 13 pontes e viadutos em estado crítico em Goiânia