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A temporada dos amigos secretos está oficialmente aberta, e neste ano a diversão promete movimentar mais grana do que um leilão de itens raros. A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás (FCDL-GO) analisou os números da pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, e constatou que a média de presentes está na casa dos R$ 75.

De acordo com a pesquisa, os consumidores estão planejando participar de mais de uma rodada de presentes secretos, especialmente entre os parentes (73%), amigos (31%) e colegas de trabalho (29%). A previsão é que essa brincadeira ultrapasse todos os recordes, movimentando R$ 8 bilhões no varejo brasileiro.

Segundo o levantamento, 43% dos consumidores pretendem participar de amigo secreto este ano. Isso significa dizer que 70 milhões de pessoas devem aderir à brincadeira no período do Natal.

Entre os que vão participar da brincadeira, 66% adoram participar de amigo secreto, 34% consideram que é uma boa maneira de poder presentear sem precisar vender um rim, e 8% confessam que só participam para não serem rotulados como os “Grinch” do grupo.

Por outro lado, entre os 40% que não pretendem participar, 44% relatam que parentes, amigos ou colegas de trabalho não têm o costume de fazer a brincadeira, 36% afirmam que não gostam de amigo secreto e 17% estão sem dinheiro.

O presidente da FCDL-GO, Valdir Ribeiro, comenta que a brincadeira pode ser uma excelente opção para economizar nos presentes. “É uma brincadeira muito saudável, em que a gente tem a oportunidade de confraternizar com os familiares e amigos. E o melhor é que os valores mínimos definidos entre os participantes, na maioria das vezes, são muito acessíveis; porém, é importante sempre estipular um teto de gastos, até mesmo para economizar para o Natal”, aconselhou.