O projeto de lei que cria a Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal foi aprovado na comissão mista da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), na tarde desta quinta-feira, 15. Antes, a proposta teve dois pedidos de vistas. Uma do deputado Humberto Teófilo (Patriota) e outra de Major Araújo (PL).

No entanto, ambos devolveram o documento poucos minutos depois. Mas, antes de seguir para a votação, o líder do governo Bruno Peixoto (UB) pediu vista. Os colegas brincaram que ele estava verificando se a oposição não havia colocado “um jabuti” no texto. No jargão legislativo, “jabuti” é um “contrabando” que os parlamentares fazem para inserir um tema sem relação com o texto original.

Agora, o PL seguirá para a votação em dois turnos no plenário e depois para a sanção do governador Ronaldo Caiado (UB).

RMD

A proposta de criar a RMD foi elaborada pela Secretaria-geral de Governo (SGG) e prevê a cooperação interfederativa entre os governos de Goiás, do Distrito Federal e da União. De acordo com a redação, o objetivo é solucionar problemas históricos na região, dentre os quais transporte coletivo, saúde, saneamento, destinação de resíduos sólidos.