Ideias para incentivar o surgimento de escritores, compositores e artistas plásticos em Goiás

06 setembro 2020 às 00h00

COMPARTILHAR
Há cidades que têm várias formas de incentivar a cultura. Outros municípios deveriam fazer o mesmo, acabando com o marasmo
Em Corumbá de Goiás, um grupo de 12 escritores, liderados por Christiane Pavelkpmski, Ramir Curado e Ana Ruth Fleury Curado, acaba de encaminhar ao prelo um livro com trabalhos de cada um. São textos qualificados, que vão proporcionar boa leitura.
Cito essa iniciativa, e sei que existem outras, em cidades do interior goiano, pelo fortalecimento das manifestações culturais. Trata-se de algo muito importante e é preciso, pois, que outras cidades também comecem a promover uma missão semelhante, a fim de que a vida cultural de cada uma vá se engrandecendo.
A literatura constitui plano importante no quadro das manifestações culturais, mas outras atividades também devem ser estimuladas.

O teatro, por exemplo, é um campo muito rico, e pode ser estimulado a partir das escolas, animando a participação dos estudantes e fazendo com que a população possa apreciar obras no palco com alguma frequência.
Na maioria das cidades goianas existe um cenário inspirador e adequado para o trabalho de artistas plásticos, como os quintais. Bernardo Élis, por exemplo, descreve em contos quintais corumbaenses com uma imagem impressionista que lembra, por exemplo, telas do francês Monet, cujos inspiradores jardins turistas do mundo todo visitam às margens da rodovia que conduz de Paris à Normandia.
A cidade de Goiás, por exemplo, possui magnífico cenário barroco-colonial que pode inspirar tanto as obras literárias como dos artistas plásticos.
A geografia do interior goiano é igualmente sedutora e pode seduzir o escritor e o artista plástico, como é o caso de muitos rios, como aquele, o Rio do Sono, que rendeu tão belo poema do grande poeta José Godoy Garcia.
Nas cidades onde não existem ainda, devem ser criadas academias de letras ou, pelo menos, grêmios literários, a fim de que pessoas com aptidão para a literatura possam se reunir e organizar eventos, assim como promover lançamentos de livros.
A movimentação cultural acabará estimulando também, no interior goiano, o surgimento de compositores musicais. O que será muito bom, no fundo, para a música produzida em Goiás.