Biden indaga príncipe saudita sobre morte de jornalista americano
17 julho 2022 às 00h08
COMPARTILHAR
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, se reuniu com os principais líderes da Arábia Saudita. As conversas têm o intuito de retomar as relações com o aliado essencial na região. No entanto, um assunto delicado fez parte do diálogo do líder norte-americano e o príncipe Mohammed bin Salman: o assassinato do jornalista do Washington Post, Jamal Khashoggi.
O príncipe é conhecido como MbS e é considerado pela inteligência norte-americano como responsável pelo assassinato do jornalista. Biden disse nesta sexta-feira, 16, a repórteres que confrontou o herdeiro do trono saudita sobre o crime do norte-americano.
Na ocasião, o presidente cumprimentou MbS como os punhos fechados e apertou a mão do rei Salman, quando chegou à Arábia Saudita. “Sobre o assassinato de Khashoggi, eu levantei o assunto na reunião, deixando claro o que pensava sobre isso naquela época e o que penso sobre isso agora”, afirmou Biden.
“Fui objetivo e direto ao discutir isso. Deixei minha visão totalmente clara. Eu disse de maneira muito direta, para um presidente norte-americano se silenciar em uma questão de direitos humanos é inconsistente com quem somos e com quem eu sou,” emendou. Os serviços de inteligência dos EUA concluíram que o príncipe aprovou diretamente o assassinato de Khashoggi.