As belezas de Goiás ganham mais um espaço de divulgação com o Destino Brasil TV, novo programa que aborda o turismo de maneira mais analítica e aprofundada. O programa vem sendo veiculado todo o domingo, às 10h30, na TV Serra Dourada. A apresentação também traz um nome conhecido do público brasileiro: Domingos Meirelles, conhecido por estar à frente de atrações mais policiais como Linha Direta e Repórter Record Investigação.

Em entrevista ao Jornal Opção, Maurício Donato, diretor-geral da atração, explica que tem pretensões ambiciosas com o formato. Com 35 anos de carreira, tendo passado pelas maiores emissoras do país, como Globo, SBT e Record, ele conta que o Destino Brasil TV foi formatado em três meses. “Eu comecei essa discussão próximo à data do Dia das Crianças. Então, eu levei outubro, novembro e dezembro formatando, fazendo pilotos para chegar na veiculação”, explicou.

A parceria com Domingos Meirelles é de longa data. “Ele tem uma projeção nacional, é um dos jornalistas de maior credibilidade do Brasil, e é um cara que tem dois jabutis. Ele é uma face nacional e também confia demais em mim e eu trabalho com ele há muitos anos. Ele já tem 85 anos e, nesta idade, é só a base de muita confiança. E ele tem isso comigo. Eu desenvolvi muitos projetos e um deles foi o Repórter da Record Investigação, cujo qual ele apresentava”, pontua.

Além de Meirelles, Maurício pontua que conta com cerca de 40 pessoas, entre pessoas dividas em Goiás e em São Paulo, para ajudar a colocar o programa no ar. “É importante ficar claro que o trabalho no audiovisual não é um trabalho do diretor, é um trabalho de uma grande equipe”, pontua.

Destino: Goiás

Maurício conta que esteve em Caldas Novas, mas que, ao longo da temporada, que contará com 52 episódios, o telespectador poderá acompanhar uma verdadeira excursão em destinos conhecidos e ainda poucos explorados pelo público. Ele elenca Pirenópolis, Cidade de Goiás e a região da Chapada dos Veadeiros.

“A nossa intenção é, sem dúvida nenhuma, falar da beleza das naturezas e das estruturas que nós temos de hotelaria em geral e do que você tem de experiência no turismo no Brasil”, destaca. Maurício pontua que o desejo é mostrar o turismo goiano por múltiplas perspectivas. Ou seja, vai ultrapassar o espectro das belezas naturais e estruturas hoteleiras, e abranger ainda experiências culturais, dados técnicos e análises sobre o desenvolvimento da região. “Se você pegar, por exemplo, Pirenópolis: é uma cidade que tem muita cachoeira, muita história, tem ainda o balonismo, é um outro caminho que não é só hotelaria.”

Maurício reforça que a sua experiência na produção de programas ao longo dessas três décadas e meia fez com que a sua sensibilidade se tornasse aguçada. Durante a sua passagem por Caldas Novas, por exemplo, o diretor destaca que ficou admirado com a afetividade que os visitantes demonstram com a cidade.

“A gente conversou com umas 30 famílias aqui. Em geral, todas elas vêm aqui há 10, 15, 20 anos. “Eu encontrei um casal agora no café da manhã que o filho vem aqui desde seis meses de idade. Ele tá com 17 anos. Todo ano eles vêm pra cá”, contou. Esse relato, segundo ele, o levou na criação de uma programa que será formulado ao longo da temporada.

Fatores relevantes

Maurício afirma ainda que tem percebido que o fator segurança pública contribui positivamente para o turismo em Goiás. Ele chega a comparar a situação com outros destinos turísticos brasileiros. “Eu tenho uma filha de sete ano e me pergunto: vou para o Rio, Bahia ou Caldas Novas? Eu venho para cá porque eu me sinto seguro e fico tranquilo com a minha família”, reforça

Ele complementa: “No Rio de Janeiro, por exemplo, eu trabalhei muito tempo lá e eu tinha medo de sair à noite na rua. Eu sou de São Paulo e também tenho um monte de receio. Ando de carro blindado”, disse. Em Goiás, a percepção é oposta. “Aqui, meu amigo, os caras estão a pé o dia inteiro.”

Diante disso, Maurício aponta que uma das personalidades goianas a ser entrevista por Domingos Meirelles será o governador Ronaldo Caiado. “Nós vamos fazer uma entrevista com ele também, já temos agendado, pra falar um pouco sobre essa questão também de segurança pública”, explica ao elencar que a participação do governo estadual é elogiada pelos prefeitos.

Aproximação com o público

A trajetória de Maurício influencia diretamente o formato do programa. “Tudo que eu coloco no ar tem um porquê, nada é gratuito”, afirmou. Cada imagem e cada escolha editorial têm um objetivo claro. “Um take que você vai ver lá tem um motivo de uma entrega, de uma mensagem pro meu telespectador.”

O foco, segundo ele, é equilibrar conteúdo e entretenimento. “A minha maior preocupação aqui é, sem dúvida nenhuma, agradar o telespectador com informação e entretenimento.”

Ao final, o Destino Brasil TV se propõe a mostrar o turismo como uma atividade estratégica para o país. “Eu espero realmente que as pessoas se identifiquem com o programa, se sintam representadas e que tenham vontade de viajar, de conhecer o Brasil, mas também de entender melhor o turismo como um setor importante de desenvolvimento do país”, concluiu.

Maurício Donato (de costas) durante externa | Foto: arquivo pessoal

Leia mais: Bolsonarismo cortou a cabeça de Vera Magalhães no Roda Viva, da TV Cultura