Morre Roberto Duailibi, o criador da publicidade do Baixinho da Kaiser e do Garoto Bombril

19 julho 2025 às 09h37

COMPARTILHAR
Roberto Duailibi (1935-2025) era tão conhecido que a imprensa às vezes o citava assim: é o D da DPZ. A agência, altamente premiada, era um absoluto sucesso, assim como seus sócios — Duailibi, José Zaragoza (o Z) e Francesc Petit (o P).
Criador da icônica DPZ, Roberto Duailibi morreu na sexta-feira, 18, aos 89 anos.
Nascido em Campo Grande (MS), em 1935, Roberto Duailibi era filho de uma brasileira e de um libanês. Se tornou “paulistano” na adolescência.
A carreira de publicitário foi iniciada na Colgate-Palmolive, na década de 1950. Ele se formou na Escola de Propaganda de São Paulo (agora ESPM).
Antes do sucesso na DPZ, Roberto Duailibi trabalhou em várias agências de publicidade.

Se tornou um monstro da publicidade, não só brasileira, mas global, ao associar-se a Zaragoza e Petit, em 1968, ao criar a DPZ.
Quem não se lembra da propaganda do Baixinho da Kaiser e do Garoto Bombril? Fizeram imenso sucesso, conquistando os brasileiros. Eram os tempos da publicidade mais criativa (de uma delicadeza e finura ímpares) e menos apelativa. Hoje, publicidade — há exceções — se tornou sinônimo de gritaria, de gente pulando e dançando (como se o mercado consumidor fosse composto só de jovens, e, em geral, jovens “bailarinos”).
“A DPZ foi uma escola de talentos e criatividade, por onde passaram nomes como Washington Olivetto, Nizan Guanaes, Marcello Serpa, Neil Ferreira, Stalimir Vieira, entre tantos outros. Uma verdadeira era de ouro da propaganda brasileira”, disse o publicitário Luiz Lara, da agência TBWA Brasil, no LinkedIn.
Em, 1975, a DPZ conquistou o Leão de Ouro no Festival Cannes Lions — foi a primeira a ganhá-lo — pelo filme “Homem Com Mais de 40 Anos”. Encomendando pelo Conselho Nacional de Propaganda, o filme versa sobre a necessidade de se contratar trabalhadores com mais de 40 anos.
Dada sua imensa experiência, e com objetivo compartilhá-la, Roberto Duailibi deu aulas na ESPM e na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA).
Escritor, Roberto Duailibi era membro da Academia Paulista de Letras. Ele publicou os livros “Criatividade e Marketing” e “Cartas a um Jovem Publicitário”. No Instagram, publicava vídeo refletindo sobre vários assuntos.
A Publicis Groupe comprou a DPZ.