COMPARTILHAR

Roberto Duailibi (1935-2025) era tão conhecido que a imprensa às vezes o citava assim: é o D da DPZ. A agência, altamente premiada, era um absoluto sucesso, assim como seus sócios — Duailibi, José Zaragoza (o Z) e Francesc Petit (o P).

Criador da icônica DPZ, Roberto Duailibi morreu na sexta-feira, 18, aos 89 anos.

Nascido em Campo Grande (MS), em 1935, Roberto Duailibi era filho de uma brasileira e de um libanês. Se tornou “paulistano” na adolescência.

A carreira de publicitário foi iniciada na Colgate-Palmolive, na década de 1950. Ele se formou na Escola de Propaganda de São Paulo (agora ESPM).

Antes do sucesso na DPZ, Roberto Duailibi trabalhou em várias agências de publicidade.

Francesc Petit e Roberto Duailibi e José Zaragoza 1
Francesc Peti, Roberto Duailibi (sentado) e José Zaragoza: os criadores da DPZ | Foto: Meio e Mensagem

Se tornou um monstro da publicidade, não só brasileira, mas global, ao associar-se a Zaragoza e Petit, em 1968, ao criar a DPZ.

Quem não se lembra da propaganda do Baixinho da Kaiser e do Garoto Bombril? Fizeram imenso sucesso, conquistando os brasileiros. Eram os tempos da publicidade mais criativa (de uma delicadeza e finura ímpares) e menos apelativa. Hoje, publicidade — há exceções — se tornou sinônimo de gritaria, de gente pulando e dançando (como se o mercado consumidor fosse composto só de jovens, e, em geral, jovens “bailarinos”).

“A DPZ foi uma escola de talentos e criatividade, por onde passaram nomes como Washington Olivetto, Nizan Guanaes, Marcello Serpa, Neil Ferreira, Stalimir Vieira, entre tantos outros. Uma verdadeira era de ouro da propaganda brasileira”, disse o publicitário Luiz Lara, da agência TBWA Brasil, no LinkedIn.

Em, 1975, a DPZ conquistou o Leão de Ouro no Festival Cannes Lions — foi a primeira a ganhá-lo — pelo filme “Homem Com Mais de 40 Anos”. Encomendando pelo Conselho Nacional de Propaganda, o filme versa sobre a necessidade de se contratar trabalhadores com mais de 40 anos.

Dada sua imensa experiência, e com objetivo compartilhá-la, Roberto Duailibi deu aulas na ESPM e na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA).

Escritor, Roberto Duailibi era membro da Academia Paulista de Letras. Ele publicou os livros “Criatividade e Marketing” e “Cartas a um Jovem Publicitário”. No Instagram, publicava vídeo refletindo sobre vários assuntos.

A Publicis Groupe comprou a DPZ.