Morre o fotógrafo Chico, aos 85 anos. Ele trabalhou na OVG

01 novembro 2023 às 13h00

COMPARTILHAR
O fotógrafo Chico (Adelino de Paula Leite Filho) morreu na quarta-feira, 1º, aos 85 anos, em Goiânia. Será enterrado no Cemitério Parque Memorial, às 18 horas.
Mineiro de Uberaba, Chico veio para Goiânia na década de 1960. O pai de Chico, Adelino de Paula, participou da primeira expedição de pecuaristas à Índia, em 1920, com o objetivo de importar matrizes da faça zebuína para o município de Uberaba.
Ao lado do irmão Ronaldo de Paula Leite, Chico fundou o Foto Fred, na Avenida Araguaia, no Centro de Goiânia, em 1972. Os dois se associaram com o Foto Baroni, de empresa de José Joaquim da Silva Barra, pai do cantor Marcelo Barra, com objetivo de revelar fotos coloridas. A sociedade acabou, em 1973, e os irmãos criaram o Fred Collor, na Avenida Goiás, no prédio do Grande Hotel.
Em seguida, Chico se tornou funcionário do governo do Estado e trabalhou na OVG. Em 2022, Chico sofreu um acidente — capotamento — nas proximidades do município de Itumbiara. E foi internando numa clínica de repouso, no Setor Santa Genoveva. Na semana passada, ele passou mal, devido a problemas renais. Submeteu-se a uma cirurgia e acabou falecendo.
Chico deixou três filhos: Vanessa, Márcio e Leonardo. Ele estava vivendo no abrigo Cabana Residencial Sênior.
O jornalista Ivan Mendonça diz que Chico era uma grande figura humana e um profissional altamente competente.