Livro biografa os americanos com alta qualidade e sem preconceitos

27 setembro 2014 às 11h27
COMPARTILHAR
O historiador Antonio Pedro Tota lança um livro de qualidade sobre o povo da terra de Thomas Jefferson, Abraham Lincoln e Barack Obama: “Os Americanos” (Contexto, 304 páginas). É um belo livro de história e de interpretação de um povo. A pesquisa é rigorosa, o texto é delicioso e os americanos são examinados sem preconceito. Uma obra nuançada.
Sinopse da editora: “Quem são os verdadeiros americanos? Sofisticados moradores de Nova York ou jecas da ‘América profunda’? Intelectuais vencedores do prêmio Nobel ou truculentos senhores da guerra?
“Para uns, os Estados Unidos da América são um paradigma da modernidade, para outros, um monstro tentacular imperialista. Gostemos ou não, os americanos são importantes. E muito. Todos os dias eles bombardeiam o mundo com filmes, séries de tv, hambúrgueres e Coca-Cola. Suas músicas são ouvidas em todos os continentes. Seus ícones transformaram-se em símbolos mundiais e o inglês é uma espécie de língua franca universal.
“Qual a origem da autoconfiança e soberba dos americanos? E mais: como esse gigantesco vizinho do norte se tornou o que é, rico e poderoso? Com texto denso, brilhante e provocativo, o historiador Antonio Pedro Tota rastreia origens, costumes e paradoxos desse povo, desde o início até a eleição do primeiro presidente negro. Fala também de expansionismo, anos dourados, guerras, escândalos, jazz, cinema e muito mais.”