O juiz Esmar Filho perdeu o filho de 3 anos num acidente de automóvel

Exibindo CAPA.jpg

Um passado que não passa e uma ferida que, apesar do tempo, insiste em sangrar. Esse parecer ser o calvário relatado pelo juiz de Direito e escritor Esmar Filho em “Abraço de Dinossauro — A Perda de um Filho Revela o Amor Eterno”. O livro será lançado na quinta-feira, 3, às 20h, em Goiânia, no Restaurante Cateretê. Ele recorda-se, em páginas “molhadas” de lágrimas, como conseguiu lidar com a morte do filho de apenas 3 anos de idade.

“Enquanto rezava sobre meu filhinho, ainda pensei nas viagens que fizemos; nas brincadeiras; nas pipas que empinamos; nos banhos de chuveiro que tomávamos todos os dias juntos; nas histórias de astronauta que ele adorava ouvir; nos jogos de futebol que assistimos comendo pipoca; nos desenhos que fazia; nos beijos que dava todos os dias antes de ir ao trabalho, pela manhã e pela tarde; nos cafés-da-manhã que tomamos juntos, quando eu fazia para ele mingau com banana, depois iogurte”, conta.

Exibindo Esmar Filho.jpg

O seu filho Nicolas morreu vítima de um acidente de carro. O autor relata que, mesmo durante o período de internação da criança, ele ficava sem saber como reagir a cada fato novo que ocorria. “Esse não saber como reagir foi um motivador para que eu publicasse o livro. No início, eu era resistente à ideia, pois achava que minha história era algo particular e que não interessaria a ninguém.”

Emocionado, Esmar Filho informa que os seus amigos diziam que, assim como a minha escrita me ajudou a superar um pouco da dor, talvez isso pudesse ajudar a outras pessoas. “É claro que essa dor nunca passa, mas ela pode ser controlada.” Não custa lembrar: a obra, que já foi lançada em Palmas, em Gurupi e em Paraíso do Tocantins, chega agora a Goiânia com o apoio cultural do site Revista Bula ancorado no portal de notícias R7.

Esmar Filho é juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins. Goiano, o magistrado está no Estado desde 1996. Atualmente, embora esteja atuando em Palmas, é juiz titular de Paraíso do Tocantins, um município a poucos quilômetros da capital. É para lá que vai a renda conseguida com a venda dos livros. O escritor afirma que a cidade tem um hospital regional e que as pessoas com parentes internados não têm onde ficar. Assim, o juiz entrou no projeto de um grupo que está construindo uma casa de abrigo para essas pessoas.

Uma parte da renda do livro será revertida para isso. A outra será usada na construção de um laboratório de informática para crianças e adolescentes submetidos a abuso sexual, abandono ou maus-tratos. “Para esse outro projeto já tenho uma instituição parceira, que é a Casa Meninos dos olhos de Deus. O laboratório será montado lá.”

Serviço:

Título: “Abraço de Dinossauro — A Perda de um Fiho Revela o Amor Eterno”

Autor: Esmar Filho

Data: Quinta-feira, 3

Local: Restaurante Cateretê

Endereço: Avenida 52, 357, Jardim Goiás — Goiânia.

Horário: 20 horas