Imprensa erra ao sugerir que Jorge Messias pode não ir para o STF; ele vai ser ministro
29 novembro 2025 às 21h00

COMPARTILHAR
A imprensa não diz, mas o pernambucano Jorge Rodrigo Araújo Messias, de 45 anos, será o próximo ministro do Supremo Tribunal Federal. Os ministros Flávio Dino e Alexandre de Moraes são contra a indicação? Mais um fator positivo para o advogado. Pois os dois magistrados não são “amados” no Congresso.
Os jornais publicam, claro, o que ouvem: Jorge Messias não tem, hoje, maioria para ser aprovado pelo Senado.
A maioria pode votar contra sua indicação para o STF. Mas pode mesmo? A imprensa, ouvindo senadores, confirma que sim.
Pois duvido aque Jorge Messias não seja aprovado pela maioria dos senadores.

Ligado ao presidente Lula da Silva e à ex-presidente Dilma Rousseff, o terrivelmente evangélico Jorge Messias — que todos dizem “competente”, “sério” e “conciliador” — será ministro em breve. Anote.
Senadores altamente ideológicos da direita podem até votar contra Jorge Messias, menos pelo advogado em si, e muito mais por ser umbilicalmente ligado ao petista-chefe.
Mas há senadores de centro (até de centro-direita), e não apenas entre os evangélicos, que acabarão por votar em Jorge Messias. Mas, claro, vão negociar até o último minuto.
Governos, todos os governos, sempre têm algo a oferecer a senadores que sabem negociar, de maneira católica ou evangélica, com aqueles que têm muito a oferecer — caso do presidente Lula da Silva.
Então, neste momento, há senadores que estão de olho grande em algum “naco” do governo. Querem e vão negociar. Jorge Messias será aprovado. O custo será relativamente alto. Mas Lula da Silva, um profissional, sabe que são as regras do jogo. Nada é de graça em política — nem mesmo as palavras dos discursos e os sorrisos postiços.

