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 A minissérie já foi alvo de três denúncias de racismo antes da estréia Foto: Divulgação
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O Brasil está ficando mais tolo e passional. A Globo mal anunciou que iria exibir a minissérie “Sexo e as Negas”, de Miguel Falabella, e centenas de protestos apareceram nas redes sociais. E a Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial “autuou” a rede de televisão. De repente, a Globo e Falabella passaram a ser apontados como “racistas” — o que, evidentemente, não são. A rede de televisão, expondo negros bem-sucedidos em várias profissões nas novelas, mas sem simplificar e distorcer a realidade (tipo: “Os negros são bons e os brancos são maus”), contribui muito mais para reduzir ou combater o “racismo” e apresentar a sociedade brasileira como é — multifacetada, diversificada — do que dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutorado “condenando” ou “provando” que o Brasil é racista.

No Facebook, Falabella ofereceu a explicação mais racional sobre a questiúncula: “Como é que se tem a pachorra de falar de preconceito, quando pré-julgam e formam imediatamente um conceito rancoroso sobre algo que sequer viram? ‘Sexo e as Negas’ não tem nada de preconceito. Fala da luta de quatro mulheres que sonham e buscam um amor ideal. Elas poderiam ser médicas e morar em Ipanema, mas não é esse meu universo na essência, como autor. Qual é o problema, afinal? É o sexo? São as ‘negas’? As negas é uma questão de prosódia. Os baianos arrastam a língua e dizem ‘meu nego’, os cariocas arrastam a língua e devoram o ‘s’. Se é o sexo, por que as americanas brancas têm direito ao sexo e as negras não? Que caretice é essa? O problema é que elas são de comunidade”.

Mark Twain, Bernard Shaw, Karl Kraus e H. L. Mencken, se fossem brasileiros e estivessem vivos, estariam presos ou proibidos de publicar suas sátiras. Nelson Rodrigues, se vivo, seria processado e suas obras certamente seriam proibidas. Se continuar assim, com uma parte da sociedade tentando proibir o que não lhe agrada, daqui a pouco toda obra, se mencionar sexo e a cor das pessoas, terá primeiro de passar pela vigilância de algum “gueto” e, depois, pela censura do Estado. O mundo, e não só o Brasil, mas às vezes entre nós é pior, está cada vez mais moralista e mal-humorado. O riso, melhor remédio contra o trágico, está quase proibido. Talvez seja necessário criar um catálogo-manual e aí, diante de uma piada, o indivíduo o abre e verifica se pode rir ou não.