COMPARTILHAR

Ex-executivo da TV Globo, Erick Bretas, novo CEO da S/A O Estado de S. Paulo, vai dirigir tanto o jornal “Estadão” quanto a Rádio Eldorado.

Erick Bretas substitui Francisco de Mesquita Neto, que irá para a presidência do Conselho de Administração da empresa.

“É uma honra suceder a Francisco Mesquita Neto e assumir a liderança de uma instituição tão importante para os brasileiros”, sublinhou Erick Bretas. “Vou buscar ampliar e aprofundar o processo de transformação digital que a empresa vive desde o fim da década passada. Também procurarei expandir as receitas da companhia por meio de novos negócios e, sobretudo, assegurar a integridade jornalística do Estadão, preservando seus valores, sua marca e seu propósito.”

Como diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos da TV Globo, Erick Bretas criou a Globoplay, o streaming do Grupo Globo, em 2015.

Como jornalista, Erick Bretas foi editor-chefe do “Jornal da Globo”, diretor regional de Jornalismo no Rio de Janeiro e diretor-executivo da Central Globo de Jornalismo.

Os jornais, cada vez menos impressos — as edições impressas continuam, mas menores —, estão se tornando, de maneira rápida, meios de comunicação múltiplos. Com a internet, é possível o jornal se manter como jornal e incluir rádio e televisão. Então, a missão de Erick Bretas talvez seja esta: ampliar os horizontes editoriais tanto da Rádio Eldorado quanto de “O Estado de S. Paulo”, o secular jornal.