COMPARTILHAR

“O Estado de S. Paulo” demitiu na quarta-feira, 6, o fotógrafo Alex Silva, que, aos 63 anos, é um dos mais experimentados do mercado jornalístico patropi.

Alex Silva fotografou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, durante o jogo entre o Palmeiras e o Corinthians, no estádio Neo Química Arena, em São Paulo.

Até aí nada demais. Mas ocorre que a fotografia mostra Alexandre de Moraes “dando dedo” para algumas pessoas, possivelmente bolsonaristas. O Poder 360 trata o gesto como “obsceno”. De fato, talvez não seja civilizado, mas é uma reação instintiva, sem nenhum gravame. O ministro é corintiano.

Alex Silva teria sido demitido por causa da fotografia? O “Estadão” afirma que não e que a demissão já havia sido acertada antes do caso.

A explicação do “Estadão” é plausível, considerando que, numa reportagem, publicada no dia 31 de julho, informa: “Os bastidores da foto de Moraes com o dedo médio em riste no jogo entre Corinthians e Palmeiras. Imagem que viralizou foi resultado de um trabalho planejado pela equipe do ‘Estadão’, que acompanhou o ministro Alexandre de Moraes desde antes do início do clássico paulista”.

Afinal, Alex Silva fez a foto, mas não obrigou repórter e editor — o jornal — a publicá-la. Publicaram por decisão editorial. Pela lógica, repórter e, sobretudo, editor seriam os possíveis punidos — o que, se ocorresse, seria um elogio ao anti-jornalismo. Porque o ministro fez o gesto, não é invenção da reportagem.