Dilma Rousseff terceirizou o governo para Lula e este fala da presidente ao citar Marina Silva

16 setembro 2014 às 10h16
COMPARTILHAR
Lula, no seu “terceiro” governo, funciona como uma espécie de primeiro-ministro informal, sempre à mão para resolver crises
O inconsciente do ex-presidente Lula da Silva, do PT, o traiu, ou melhor, o fez falar de si e da presidente Dilma Rousseff ao criticar Marina Silva. O mito de Garanhuns disse que, se eleita, a candidata do PSB a presidente da República, Marina Silva, vai terceirizar o governo. Não dá para saber, pois Marina Silva ainda não foi eleita. O futuro nem a Deus pertence — sabem todos.
Porém, ao falar de Marina Silva, Lula parece que está falando de si e de Dilma Rousseff. A presidente é uma mulher forte, até centralizadora, mas pelo menos a articulação política ela terceirizou para Lula. Em quase quatro anos, especialmente em momentos críticos, ficava-se com a impressão de que Lula “reassumia” a Presidência, fazia a articulação política, contentando as bases, sempre indóceis e fisiológicas, e renunciava ao cargo de primeiro-ministro. Logo depois, em nova crise, o parlamentarismo era retomado e Dilma Rousseff parecia ficar à sombra, abrindo as portas para as ações de Lula.
Portanto, de terceirização, tanto Lula quanto Dilma Rousseff entendem como ninguém.