Contratada pelo UOL, Daniela Lima adora revelar o que alguns querem esconder; por isso incomoda

10 setembro 2025 às 18h08

COMPARTILHAR
Por que a jornalista Daniela Lima parece incomodar? Sua inteligência viva, não conformista, não agrada certa modorra do jornalismo patropi.
Crítica, firme e sólida, Daniela Lima é o que se dizia, nos velhos tempos, de uma força da natureza. É, como jornalista, modelar: inquieta, não fecha com o coro dos contentes. Hoje, dados seus comentários críticos, pode desagradar a turma de Jair Bolsonaro. Mas amanhã, quem sabe, estará desagradando a turma de Lula da Silva.
Porque, como jornalista, Daniela Lima nasceu para revelar, não para esconder, os problemas da política, do mundo empresarial etc. Pode-se sugerir que é a cárie do poder e o sorriso da sociedade. Uma jornalista rara. Por isso, insista-se, incomoda. O jornalismo de eufemismo não é a sua, digamos, praia.
Recentemente, Daniela Lima foi demitida — uma demissão não explicada, ou mal explicada, sabe-se lá — da Globo News. Da CNN Brasil pediu para sair (o clima estava mais empresarial do que jornalístico).
Agora, Daniela Lima foi contratada pelo UOL, um dos maiores portais do país. Ela vai ser colunista diária, fará participações no UOL News e vai dirigir um programa semanal.
“Chego com muita vontade de contribuir com informação relevante e exclusiva nas diversas plataformas do grupo, para alcançar o público aonde quer que ele esteja. Não vejo, hoje, ninguém tão bem-posicionado nos meios digitais. Vem exatamente daí todo o meu entusiasmo com a nova fase”, afirma Daniela Lima.
“Daniela é uma das jornalistas com mais acesso a quem decide os rumos do país. Sua capacidade de apurar e analisar os bastidores vai abrilhantar as coberturas do UOL”, assinala Murilo Garavello, diretor de Conteúdo do UOL.