COMPARTILHAR

O repórter Victor Félix, do Portal dos Jornalistas, relata que o Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp) divulgou dados que mostram “que a mídia digital alcançou 36,5% dos investimentos publicitários em 2025”.

A TV aberta lidera, com 37,1%. Mas pouco acima da mídia digital.

Há uma aposta de que, em 2026, a mídia digital vai superar a TV aberta. É incontornável. Acrescente-se que a audiência da TV aberta vem caindo, dada a competição feroz com outros meios.

O Portal dos Jornalistas informa que, se “a participação da TV aberta em investimentos publicitários caiu de 50% em 2022 para 37,1% em 2025, o digital saltou de 27,6% para 36,5% no mesmo período”.

Então, se a TV aberta “perdeu mais de 12 pontos em três anos”, o meio digital subiu nove pontos.

Por que a mudança? Especialistas disseram ao Portal dos Jornalistas que a “virada ocorre devido a uma mudança fundamental tanto no comportamento do consumidor como na expectativa das marcas”.

Conexões múltiplas dos consumidores

“Nos dias atuais”, sublinha o portal, “os consumidores não seguem uma jornada de mídia linear. Pelo contrário, estão constantemente conectados a múltiplas telas, consumindo conteúdo de formas e em momentos distintos. No caso das marcas, exige-se cada vez mais clareza e retorno sobre o investimento”.

O CEO da US Media, Bruno Almeida, frisa: “O que sustenta essa virada é a migração da expectativa de entrega. As marcas passaram a exigir mensuração granular e prestação de contas mais direta, algo que o digital entrega com mais clareza. Além disso, o consumidor deixou de ter uma rotina linear de mídia e está permanentemente conectado. Isso desloca o investimento para onde a atenção está”.