Conta-se que, perguntado sobre os livros que havia lido, um político goiano disse: “Li dois”. O repórter insistiu: “Quais?” O ex-quase-tudo em Goiás informou: “A Bíblia”. O jornalista questionou: “A Bíblia são dois livros?”. A resposta: “Claro que sim — o Velho e o Novo Testamento”. A resposta faz sentido. O que não faz sentido é a leitura apenas da Bíblia.

Já o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama é um leitor voraz — desses que leram mais do que dois livros. Leram centenas, talvez milhares. Claude Lévi-Strauss teria dito para José Guilherme Merquior (pena que intelectual tão brilhante tenha morrido relativamente jovem, com 49 anos), outro leitor voraz: “O importante não é ler muito. É ler bem”. Faz sentido, de novo.

Ian McEwan capa de O que podemos saber 1

Como discordar de Barack Obama quando lista Ian McEwan? Mesmo que tão tenha dado aos leitores outra obra-prima como “Reparação”, o autor britânico tem uma qualidade média que supera, em muito, a de, por exemplo, Coetzee (que decaiu depois de “Desonra”. Talvez para agradar leitores acadêmicos — que, a rigor, são os responsáveis pela fama dos escritores — aderiu à linhagem dos experimentalistas, por assim dizer).

O livro de Ian McEwan que Barack Obama leu é “O Que Podemos Saber”, que será lançado em março de 2026 pela Companhia das Letras. O escritor merece o Nobel de Literatura desde a publicação de “Reparação”.

Sobre a quebra da bolsa em 1929, Barack Obama lista um livro considerado incontornável: “1929 — Inside the Greatest Crash in Wall Street History and How It Shattered a Nation”,de Andrew Ross.

Andrew Ross Sorkin

Livros favoritos de Obama em 2025

1

Paper Girl, de Beth Macy

2

Flashlight, de Susan Choi

3

We the People, de Jill Lepore

4

The Wilderness, de Angela Flournoy

5

There Is No Place For Us, de Brian Goldstone

6

North Sun, de Ethan Rutherford

7

1929, de Andrew Ross Sorkin

8

The Loneliness of Sonia and Sunny, de Kiran Desai (lançamento previsto para julho de 2026 pela Editora Companhia das Letras)

9

Dead and Alive, de Zadie Smith

10

O que Podemos Saber, de Ian McEwan (lançamento previsto para março de 2026 pela Editora Companhia das Letras)

11

The Look, Michelle Obama