Giovani Ribeiro Alves

Fundada no início da década de 1940 por famílias pioneiras de Goiânia, como os Helou e a do pastor e ex-deputado federal constituinte Antônio de Jesus, a Assembleia de Deus de Campinas celebra oito décadas de atuação religiosa, social e comunitária na capital goiana.

41016608-f759-4e5b-982b-91e7fd540c65
Pr. Jácomo Guido da Veiga, um dos primeiros Pastores | Foto: Acervo da igreja

Nos primeiros anos, a igreja funcionou como congregação da Assembleia de Deus da Rua 55, no Centro de Goiânia — a mais antiga do estado de Goiás. Os primeiros pastores a liderarem a congregação foram Jácomo Guido da Veiga, Timóteo Azevedo, Agnelo Constantino e Getúlio Ferrão.

A história da igreja tomou um novo rumo em 1958, com a chegada do pastor Albino Gonçalves Boaventura, vindo de Uruana, onde também exerceu mandato como vereador. À frente da igreja, Pastor Albino conduziu uma gestão marcada pela expansão. Foi sob seu comando que a sede própria foi construída na Rua Senador Jaime, número 715, e o número de membros cresceu exponencialmente, com a fundação de centenas de congregações em Goiânia e no interior do estado. Nos anos 1990, devido à superlotação, um segundo templo foi erguido.

b79ee3d5-07e5-4a9f-9418-d4ec2b23b9d2
Pr. Albino Gonçalves Boaventura, ex-Senador da República | Foto: Acervo da igreja

Albino Boaventura também teve atuação política. Assumiu o cargo de senador da República como suplente de Mauro Miranda. Casado com a missionária Izolina Boaventura, teve um único filho, Gesiel Boaventura. Pastor Albino faleceu em 2002.

Após sua morte, a liderança da igreja foi assumida pelo bispo Oídes José do Carmo, que deu continuidade ao trabalho de expansão e fortalecimento da instituição. Sob sua gestão, a Assembleia de Deus de Campinas viu crescer ainda mais o número de membros e congregações, não apenas em Goiás, mas também em outros estados e até fora do país.

A igreja também se destaca pelo trabalho social que desenvolve, com a distribuição mensal de cestas básicas e atendimentos médico, odontológico e psicológico.

O bispo Oídes, atual presidente da Assembleia de Deus de Campinas, também ocupa o cargo de presidente da Convenção da Assembleia de Deus de Madureira em Goiás e é um dos vice-presidentes da Convenção Nacional de Madureira. Entre os membros da igreja, estão o senador Vanderlan Cardoso, o deputado federal Glaustin da Fokus, o deputado estadual Henrique César e a vereadora Léia Klébia.

4ec0e493-c692-475f-ade4-847b78382547
Bispo Oídes e Bispa Neusa | Foto: Acervo pessoal da igreja

Em razão da superlotação nos cultos, uma nova catedral está sendo construída em área anexa ao templo atual. Natural de Palminópolis, o bispo Oídes tem 71 anos, é casado com a bispa Neus César do Carmo, pai de duas filhas — Gisele e Priscila — e avô de quatro netos.

Giovani Ribeiro Alves — escritor e membro da Academia Goianiense de Letras.

Leia também:

‘Para Gilberto Mendonça Teles’, poema de Giovani Ribeiro Alves

Em tempos de ruído, a pedra que fala