Assembleia de Deus de Campinas celebra 80 anos de história em Goiânia

21 julho 2025 às 09h30

COMPARTILHAR
Giovani Ribeiro Alves
Fundada no início da década de 1940 por famílias pioneiras de Goiânia, como os Helou e a do pastor e ex-deputado federal constituinte Antônio de Jesus, a Assembleia de Deus de Campinas celebra oito décadas de atuação religiosa, social e comunitária na capital goiana.

Nos primeiros anos, a igreja funcionou como congregação da Assembleia de Deus da Rua 55, no Centro de Goiânia — a mais antiga do estado de Goiás. Os primeiros pastores a liderarem a congregação foram Jácomo Guido da Veiga, Timóteo Azevedo, Agnelo Constantino e Getúlio Ferrão.
A história da igreja tomou um novo rumo em 1958, com a chegada do pastor Albino Gonçalves Boaventura, vindo de Uruana, onde também exerceu mandato como vereador. À frente da igreja, Pastor Albino conduziu uma gestão marcada pela expansão. Foi sob seu comando que a sede própria foi construída na Rua Senador Jaime, número 715, e o número de membros cresceu exponencialmente, com a fundação de centenas de congregações em Goiânia e no interior do estado. Nos anos 1990, devido à superlotação, um segundo templo foi erguido.

Albino Boaventura também teve atuação política. Assumiu o cargo de senador da República como suplente de Mauro Miranda. Casado com a missionária Izolina Boaventura, teve um único filho, Gesiel Boaventura. Pastor Albino faleceu em 2002.
Após sua morte, a liderança da igreja foi assumida pelo bispo Oídes José do Carmo, que deu continuidade ao trabalho de expansão e fortalecimento da instituição. Sob sua gestão, a Assembleia de Deus de Campinas viu crescer ainda mais o número de membros e congregações, não apenas em Goiás, mas também em outros estados e até fora do país.
A igreja também se destaca pelo trabalho social que desenvolve, com a distribuição mensal de cestas básicas e atendimentos médico, odontológico e psicológico.
O bispo Oídes, atual presidente da Assembleia de Deus de Campinas, também ocupa o cargo de presidente da Convenção da Assembleia de Deus de Madureira em Goiás e é um dos vice-presidentes da Convenção Nacional de Madureira. Entre os membros da igreja, estão o senador Vanderlan Cardoso, o deputado federal Glaustin da Fokus, o deputado estadual Henrique César e a vereadora Léia Klébia.

Em razão da superlotação nos cultos, uma nova catedral está sendo construída em área anexa ao templo atual. Natural de Palminópolis, o bispo Oídes tem 71 anos, é casado com a bispa Neus César do Carmo, pai de duas filhas — Gisele e Priscila — e avô de quatro netos.
Giovani Ribeiro Alves — escritor e membro da Academia Goianiense de Letras.
Leia também:
‘Para Gilberto Mendonça Teles’, poema de Giovani Ribeiro Alves